Cuidados com a saúde dos olhos das crianças

Os primeiros sintomas de doenças oftalmológicas surgem logo no começo da infância, por isso é muito importante que os pais se mantenham atentos aos indícios. Afinal, quanto mais precoce o diagnóstico mais efetivo será o tratamento. Veja, abaixo, algumas dicas para o cuidado com a saúde dos olhos das crianças do oftalmologista do Hospital Oftalmológico […]

Publicado 24 de março de 2016

cuidados com a saúde dos olhos das crianças - Golf Finger-min

Os primeiros sintomas de doenças oftalmológicas surgem logo no começo da infância, por isso é muito importante que os pais se mantenham atentos aos indícios. Afinal, quanto mais precoce o diagnóstico mais efetivo será o tratamento.

Veja, abaixo, algumas dicas para o cuidado com a saúde dos olhos das crianças do oftalmologista do Hospital Oftalmológico de Brasília, Mario Jampaulo!

“Ao nascimento – Assim como o exame do “pezinho”, é importante que se faça o do “olhinho”, que consiste em focar uma luz em frente ao olho do bebê. O reflexo dela deve ser vermelho, se não for, significa que a criança tem algum problema de visão, que pode ser catarata congênita, tumores ou até alterações embrionárias. O oftalmologista infantil poderá indicar o melhor tratamento.

Até 2 anos – O lacrimejamento excessivo pode indicar que algo está errado no canal da lágrima. Para evitar o agravamento da doença, é preciso consultar um especialista, que, por meio de exames, indicará a melhor forma de tratamento. Em casos mais graves, é preciso fazer uma cirurgia para corrigir a obstrução do canal lacrimal.

Entre 2 e 5 anos – Nessa fase costuma surgir o estrabismo acomodativo, conhecido como ambliopia, que consiste na diferença do alinhamento entre os olhos. “A criança tem um olho que é preguiçoso, por isso ela força o sadio para enxergar, causando a necessidade de grau nele”, diz o oftalmologista Mario Jampaulo.  O tratamento consiste em tampar o olho sadio e forçar o outro a enxergar e o uso de óculos.

Entre 5 e 7 anos – No início da vida escolar é preciso redobrar a atenção. Qualquer desinteresse pelas aulas pode indicar que algo está errado na visão. As doenças mais comuns são miopia (dificuldade em enxergar de longe), hipermetropia (dificuldade em enxergar de perto) e astigmatismo (distorção das imagens de objetos seja de perto ou de longe). O tratamento é feito com o uso de óculos de grau, que deverá ser receitado pelo oftalmologista.”

Ao perceber qualquer um dos sintomas citados acima leve o seu filho(a) para a consulta com um oftalmologista.

Fonte: <http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/noticias/atencao-na-saude-dos-olhos-das-criancas-147826-1.asp/> Acesso em 24/03/2016 às 10:20

Você também pode interessar-se por:

5 indícios de que você precisa usar óculos

10 lindas noivas de óculos

Maquiagem para quem usa óculos

Como combinar os óculos com a cor do seu cabelo

Como escolher os óculos de grau corretos para você

Saiba qual tipo de óculos fica melhor no seu formato de rosto!

Share Button