Ciclo menstrual e treinamento de corrida para mulheres

Saiba como adequar as fases do ciclo menstrual ao seu programa de treinamento! By Go Personal Cada dia que passa as mulheres buscam se cuidar mais, tanto no aspecto de ter mais saúde quanto no aspecto de ficar mais bonita e em forma. A corrida de rua é uma modalidade que esta atraindo cada vez […]

Publicado 28 de junho de 2016

Ciclo menstrual e treinamento de corrida para mulheres - Go Personal e Gold Finger-min

Saiba como adequar as fases do ciclo menstrual ao seu programa de treinamento!

By Go Personal

Cada dia que passa as mulheres buscam se cuidar mais, tanto no aspecto de ter mais saúde quanto no aspecto de ficar mais bonita e em forma. A corrida de rua é uma modalidade que esta atraindo cada vez mais este grupo, pois é uma atividade excelente para quem quer atingir os objetivos que acabei de citar anteriormente. Podemos observar que as empresas que organizam as provas de corrida já fazem provas somente para elas.

Quando falamos em treinamento de corrida para mulheres devemos levar em consideração a individualidade biológica, pois elas são diferentes dos homens. Quando comparamos “eles” x “elas” podemos observar que elas em sua maioria são mais baixas, mais leves, tem massa gorda superior, menos massa magra, massa óssea mais leve e mais porosa, menos força, coração menor e a pelve mais larga.

É muito comum em mulheres que correm a dúvida sobre como adequar as fases do ciclo da menstruação ao seu programa de treinamento. Embora muitas sintam um desconforto maior durante os dias mais críticos da menstruação e experimentem uma queda no rendimento, nem sempre é preciso deixar de treinar por conta disso.

O ciclo menstrual é uma das presenças mais marcantes do sexo feminino. Por isto, na prescrição de treino deve ser bem planejado levando-se em consideração cada atleta.

As fases menstruais são:

– Menstruação (do primeiro ao quarto dia);

– Pós menstruação (do quinto ao décimo primeiro dia);

– Intermenstrual (do décimo segundo dia até o vigésimo segundo dia);

– Pré menstrual (do vigésimo terceiro dia até o vigésimo oitavo dia);

Segundo Machado A. F (2014) na fase pós menstrual o desempenho é otimizado, na fase intermenstrual é normal, na fase pré menstrual ele é debilitado, na fase menstrual, vai contar a individualidade de cada uma, pois em algumas atletas o desempenho pode melhorar ou piorar.

Alguns tipos de treinamentos exigem mais ou menos das atletas e eles devem ser distribuídos de acordo com o ciclo para otimizar a performance. Exemplo: no período pré-menstrual é indicado uma redução da carga de treinos devendo ajustar na programação treinos regenerativos.

Se você é mulher e pratica a corrida de rua você já deve ter observado o seu rendimento nos treinos e/ou provas quando esta em cada fase do seu ciclo menstrual. Converse com seu treinador e/ou procure um profissional de educação física e/ou uma assessoria esportiva especializada para lhe atender e ajustar melhor seus treinamentos.

Bons treinos. GO!

Prof. Esp. Celso Alves Junior

Sócio diretor da Go Personal Assessoria Esportiva

Você também pode interessar-se por:

Como usar: Óculos de Grau

Wishlist: Brincos delicados

Óculos solares no inverno. Devo usar ou não?

Wishlist: Óculos solares Ray Ban Wayfarer

A CORRIDA DE RUA

Share Button