SPFW: Desfile digital e histórico marca seus 25 anos

O São Paulo Fashion Week completou 25 anos desde sua primeira edição. Com 36 marcas participantes, essa foi a primeira edição completamente digital que aconteceu do dia 4 ao dia 8 de novembro.  Sem primeira fila e backstage, a solução foi levar as marcas e fashionistas para o espaço do youtube e instagram. Além da […]

Publicado 20 de novembro de 2020

O São Paulo Fashion Week completou 25 anos desde sua primeira edição. Com 36 marcas participantes, essa foi a primeira edição completamente digital que aconteceu do dia 4 ao dia 8 de novembro. 

Sem primeira fila e backstage, a solução foi levar as marcas e fashionistas para o espaço do youtube e instagram. Além da passarela online, a edição comemorativa contou com a projeção de desfiles atuais e acervos em prédios da capital durante o evento, como uma filmagem feita com drone da Avenida Paulista.

E essas projeções no Farol do Santander:

Cada designer escolheu um formato para traduzir a sua coleção, e apesar de não ser algo novo, o acesso ao vivo aos desfiles aconteceu para todas as marcas, levando ao público uma democratização do evento e uma interação em tempo real.

Uma mudança significativa ocorreu também graças ao mundo digital, o movimento Pretos na Moda evidenciou e trouxe o debate de diversos casos sérios de racismo e preconceito no mundo da moda. E a parceria do coletivo com o SPFW resultou em um tratado histórico, que exige que todas as marcas participantes da semana de moda tenham metade do seu casting composta por pessoas negras, indígenas e asiáticas, por exemplo. 

O documento também define valores mínimos para as apresentações, com prazos e diretrizes no ambiente de trabalho. Tudo isso para criar um espaço mais diverso, com muita inclusão e muito respeito! E o desejo é que isso seja um reflexo para a cadeia inteira de moda. 

O “street style” se transformou em feed do instagram, influencers e personalidades foram convidados por marcas e pelo próprio evento para deixar sua marca e opinião nas legendas do aplicativo. 

Look do cantor e ator @joaoguilherme no streetstyle digital do @spfw , com vídeo de @prodbygigs e direção criativa de @leofaria.

Sabe qual é o grande nome da moda atualmente? @sthefanematos / @spfw

Agora vamos para os desfiles!

Marcas novas e tradicionais formaram o time de 36 apresentações e, assim como as grandes semanas de moda internacionais, o SPFW também trouxe esse lado de expor os bastidores das marcas e proporcionar uma visão mais profunda sobre o processo criativo e produção de algumas marcas. 

MAKING OF – estudos de proporções e volumes feitos pela @aluf_____ de @analuisafern.andes / @spfw

Teve dança, canto, fashion film, documentário, lives e muita reflexão sobre o momento atual. Vou deixar aqui alguns formatos interessantes, mas vale a pena conferir todos os vídeos e apoiar a nossa moda nacional. 

O desfile impactante de João Pimenta que reflete a nossa situação atual:

@joao_pimenta, sempre muito sensível ao mundo que o circunda, criou uma coleção inteira em cima do sentimento de sufoco que vivemos em 2020 / @spfw

A estreia da marca Misci cheia de símbolos brasileiros 

“Esse filme vem para nos mostrar que, para crescermos enquanto nação, é preciso resgatar os nossos símbolos, a nossa história, a nossa cultura e a nossa pátria”, define @aironmartin sobre a coleção.” / @spfw

O projeto de crochê e inclusão da Ponto Firme, que você confere aqui.

O fashion filme de Lenny Niemeyer: 

Conhecida por uma moda praia sofisticada e única, @lennyniemeyer apresenta sua nova coleção em vídeo calmo e sereno. / @spfw

A dança do Apartamento 03:

APRESENTAÇÃO – Apartamento 03 / @spfw

Para quem é antenado no mundo da moda ou engajado em temáticas sociais, vale a pena uma olhada mais aprofundada na página do @spfw com um olhar analítico e pronto para absorver boas referências.

E por falar em moda, aqui vai uma dica: até o final de novembro a Gold Finger está com muitos produtos com descontos incríveis no site e nas lojas. E para quem é VIP, tem descontos ainda mais especiais. 

Ingrid Finger 😉

Share Button