Conheça as principais pedras preciosas antes de escolher sua joia

Se você está a procura de joias de qualidade, saiba quais são as propriedades e características das pedras preciosas mais importantes. Elas são avaliadas pela intensidade do brilho, dureza e capacidade de ser lapidada. Podem compor anéis, brincos, pulseiras e até mesmo peças de decoração, como é o caso da rocha Lápis-lazúli. Ficou curioso para […]

Publicado 15 de janeiro de 2014

ISS_5196_10281-640x460

Se você está a procura de joias de qualidade, saiba quais são as propriedades e características das pedras preciosas mais importantes. Elas são avaliadas pela intensidade do brilho, dureza e capacidade de ser lapidada. Podem compor anéis, brincos, pulseiras e até mesmo peças de decoração, como é o caso da rocha Lápis-lazúli. Ficou curioso para saber um pouco mais sobre as pedras preciosas? Veja as informações que separamos para você!

Diamante

O diamante tem um valor de dureza elevado, permitindo que seja inserida em vários tipos de joias e moldada em diversos formatos, além de ser bem resistente. O fato de ser muito brilhante também o faz ser muito cobiçado. Além disso, esta é a pedra com maior durabilidade entre a gama de preciosidades oferecidas no mercado e não perde o brilho nunca! O único material capaz de “arranhar” o diamante é o próprio diamante, fazendo dele uma ótima opção para a confecção de joias que durarão por várias gerações.

Esmeralda

A pedra de tonalidade verde pode ser encontrada em jazidas na Colômbia, na região do Goiás – Brasil -, na Rússia e no Zimbábue. Ela não é tão resistente quanto o diamante, podendo ser arranhada. Por isso, a conservação das joias que contém esse material deve ser feita de forma cuidadosa. Ela pode apresentar alguns “buraquinhos” em sua composição, por isso não tem o valor de dureza tão elevado. Mas essa é uma informação importante para te ajudar a identificar as verdadeiras esmeraldas.

Safira

A safira é frequentemente encontrada na cor azul e é considerada muito valiosa por especialistas. Pode também ser encontrada na cor laranja, um tipo raro e muito cobiçado. Possui valor de dureza elevado, o que faz com que ela seja ideal para a lapidação de grandes peças. Elas podem ser produzidas em laboratório, assim como o rubi (de cor vermelha).

A safira azul foi a pedra usada na aliança do casamento do Príncipe de Gales com a Princesa Diana, e é também a pedra usada pelos formandos dos cursos de Arquitetura, Administração, Agronomia, Artes Plásticas, Artes Cênicas, Astronomia e de todas as Engenharias.

Rubi

Os rubis naturais são muito raros, mas também são produzidos em laboratório, como acontece com a safira. Da mesma origem, esta também é uma pedra muito brilhante, que lapidada, reforça ainda mais esta característica. Foi uma das pedras usada na composição da coroa do rei Eduardo da Inglaterra, confeccionada em 1661, e usada nas coroações e cerimônias da realeza britânica da época.

Lápis-lazúli

É um tipo de rocha azul-escura muito usada na confecção de joias. Não é do tipo brilhante e com transparências como as listadas anteriormente, mas é igualmente bonita. A maioria dos exemplares possui partículas de outros materiais, como a pirita, fazendo esse espécime ser muito apreciado pelos amantes das joias. Elas são encontradas no Afeganistão e em grande quantidade no Chile, onde existem muitos artesãos especializados em produzir peças com a pedra. Como esta é um tipo de pedra com altíssima dureza, é possível utilizá-la também para confeccionar esculturas, canetas e vasos.

Agora que você aprendeu mais sobre as características de cada pedra, fica mais fácil escolher a sua preferida para compor suas joias, não é mesmo? Conte para nós qual foi a que você mais gostou!

Share Button