Constantemente expostos a impurezas vindas através do ar, nossos olhos são extremamente sensíveis, e por isso, devemos tomar muito cuidado com a saúde deles, pois qualquer coisinha pode deixa-los irritados. A transmissão de doenças através do ar é maior no verão e com isso, estamos mais suscetíveis a nos contaminar com patologias como a conjuntivite. […]
Publicado 25 de novembro de 2016
Constantemente expostos a impurezas vindas através do ar, nossos olhos são extremamente sensíveis, e por isso, devemos tomar muito cuidado com a saúde deles, pois qualquer coisinha pode deixa-los irritados. A transmissão de doenças através do ar é maior no verão e com isso, estamos mais suscetíveis a nos contaminar com patologias como a conjuntivite.
Pessoas que usam óculos sabem que é imprescindível consultar o seu médico oftalmologista com periodicidade para manter a boa saúde dos olhos, uma vez que, ele pode detectar quaisquer alterações nos olhos e indicar o melhor tratamento.
Conjuntivite é uma doença causada por bactérias, vírus, alergias ou agentes tóxicos, que inflama a conjuntiva dos olhos, membrana que reveste o globo ocular e a parte interna das pálpebras.
A conjuntivite viral é transmitida através do ar e se propaga geralmente no verão. A contaminação normalmente acontece com mais facilidade em ambientes fechados como ônibus, escolas e creches.
É uma doença que causa muito incômodo, mas não é grave.
Os sintomas da conjuntivite começam com a sensação de areia nos olhos, lacrimejamento, coceira e muita ardência. Logo após, os olhos ficam vermelhos, as pálpebras incham e pode aparecer uma secreção tipo ramela, pus ou lágrima.
A pessoa com sintomas de conjuntivite pode desenvolver a fotofobia, ou seja, sensibilidade à luz no período que a doença estiver se manifestando.
A solução é utilizar óculos de sol, inclusive à noite, pois até mesmo as luzes artificiais podem incomodar.
Por causa da inflamação na conjuntiva, a pessoa que está com conjuntivite pode enxergar embaçado ou com borrões.
A conjuntivite viral costuma durar em torno de 20 dias se for tratada corretamente. Já a conjuntivite bacteriana dura de 5 a 7 dias.
Vale lembrar que os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e que, por isso, é imprescindível que consulte um oftalmologista para detectar a patologia e iniciar o tratamento, que é a base de remédios, pomadas, colírios e soro fisiológico, o mais rápido possível.
Para evitar o contágio da conjuntivite é necessário que haja alguns cuidados como:
#1 Evitar ambientes fechados;
#2 Não compartilhar maquiagens e óculos;
#3 Não compartilhar toalhas de rosto, toalhas de banho e travesseiros;
#4 Lavar as mãos com frequência;
#5 Não coçar os olhos;
#6 Manter os olhos limpos com compressas de água gelada ou soro;
#7 Não utilizar colírios e pomadas sem prescrição médica.
Tomando todos esses cuidados, é possível ficar longe da conjuntivite e manter uma boa saúde dos olhos!
Gostou deste post? Tem alguma dúvida ou sugestão?
Deixe seu comentário!
Os óculos de sol não são apenas proteção contra raios UV, mas também um acessório indispensável para destacar o estilo. Com o verão se aproximando, as tendências de óculos de sol trazem novos modelos para transformar qualquer visual. Saiba quais são os modelos must-have da temporada, além de descobrir dicas para escolher o formato ideal […]
Ao combinar acessórios com peças de tons suaves, é possível transformar um visual simples em uma declaração de estilo sofisticada. Aqui, você encontrará dicas valiosas para escolher as peças certas que complementam seu estilo pessoal. Como combinar roupas claras com elegância Para criar um look sofisticado com roupas claras, o uso de acessórios é essencial. […]
Tem mãe que é mãe mesmo. Mãe que é tia. Tem mãe que é avó e tem até mãe que é irmã. Você pode ter mais de uma mãe importante na vida e, com certeza, quer encontrar o presente ideal para cada uma delas. Por isso, nós vamos te ajudar com inspirações que não só […]