As medalhas do Brasil em sua melhor campanha na história das Olimpíadas

Com 21 medalhas, sendo 7 de ouro, 6 de prata e 8 de bronze, Brasil encerra sua participação em 12º lugar nas Olimpíadas de Tóquio. As Olimpiadas de Tokyo 2021 chegaram ao fim e, mesmo com todas as adversidades, nossos atletas estão voltando pra casa com algumas medalhas para o nosso país.  Mas você sabe […]

Publicado 9 de agosto de 2021

Com 21 medalhas, sendo 7 de ouro, 6 de prata e 8 de bronze, Brasil encerra sua participação em 12º lugar nas Olimpíadas de Tóquio.

As Olimpiadas de Tokyo 2021 chegaram ao fim e, mesmo com todas as adversidades, nossos atletas estão voltando pra casa com algumas medalhas para o nosso país. 

Mas você sabe do que as medalhas são feitas e o que elas querem representar? É sobre esse assunto nosso post de hoje.

Para compor uma gama de possiblidades, Tokyo realizou uma competição aberta que atraiu mais de 400 inscrições, entre estudantes ou designers profissionais.

O briefing obrigatório foi que a medalha deveria conter a Deusa grega da vitória em frente ao Estádio Panathinaikos, o nome oficial dos Jogos Olímpicos (Jogos da XXXII Olimpíada de Tóquio de 2020) e o símbolo olímpico com os 5 anéis. O grande vencedor foi o designer designer Junichi Kawanishi.

A fita que segura a medalha tem, como principal destaque, motivos de design tradicional japonês encontrados em ichimatsu moyo (padrões xadrez harmonizados) e kasane no irome (técnicas tradicionais de camadas de quimono) em uma apresentação moderna.

Ela foi projetada para ser um reflexo do próprio Japão e da forma como o país demonstra “Unidade na Diversidade”. O design da fita também promove a visão da marca Tóquio 2020 de “Inovação da Harmonia”.

Linhas de silicone são aplicadas na superfície da fita para que qualquer pessoa possa reconhecer o tipo de medalha (ouro, prata ou bronze) simplesmente tocando-a.

São utilizadas fibras de poliéster recicladas quimicamente que produzem menos CO2 durante o processo de fabricação. Isso permite que as fitas incorporem as cores gráficas principais do Tokyo 2020 e sejam extremamente duráveis ​​ao mesmo tempo.

A composição de metais preciosos na confecção das medalhas, segue o mesmo padrão desde 1908, onde a diminuição do uso de ouro foi reduzida para fazer do objeto mais resistente e mais barato. Então elas são compostas respectivamente por:

Ouro: 6 gramas de folheado em ouro sobre uma medalha de prata pura

Prata: Prata pura

Bronze: 95% cobre e 5% zinco 

É interessante a forma como podemos descobrir tantas particularidades e detalhes da história com eventos como os Jogos Olímpicos, né?

Me conta se você já sabia desses detalhes e o que achou desse post 😉

Ingrid Finger, para Gold Finger

Share Button