Anéis de formatura: confira as dicas para presentear

A formatura é um momento muito especial e inesquecível na vida de qualquer pessoa. Por isso, deve ser tratada com a devida importância. Além das festividades, é possível marcar este momento também com um presente especial. Que tal um anel de formatura? Representam uma bela tradição para presentear o estudante pelo feito. Confira algumas dicas […]

Publicado 13 de fevereiro de 2014

anel-de-formatura

A formatura é um momento muito especial e inesquecível na vida de qualquer pessoa. Por isso, deve ser tratada com a devida importância. Além das festividades, é possível marcar este momento também com um presente especial. Que tal um anel de formatura? Representam uma bela tradição para presentear o estudante pelo feito. Confira algumas dicas para presentear com o anel de formatura perfeito:

Tipo de pedra e cor

Os anéis de formatura podem ser diferenciados dos demais através da cor da pedra central. Cada área de formação é representada por uma pedra, de uma cor específica. Em sua maioria, os anéis são produzidos a partir de metais nobres. Ouro 18 quilates e pedraria, que pode ser sintética, preciosa ou brilhantes.

A pedra, cuja cor também é definida por área de atuação profissional, pode vir solitária, destacando-se no centro do anel. Pode também ser cercada de brilhantes, compondo um visual mais requintado ao anel, ideal para quem gosta de brilho e uma composição marcante. O anel pode conter apenas uma pedra entre os emblemas, ou várias em menor tamanho. Mesmo que venham em maior quantidade, a pedra deve ser a mesma, garantindo o padrão do curso.

O formato da pedra também varia de acordo com o gosto: podem vir como uma “gota”, redonda, quadrada ou oval. As principais pedras utilizadas na confecção destes anéis são: turmalina, que pode vir nas cores rosa ou verde; ametista; esmeralda; granada; ônix; opala; água marinha; rubi; safira azul; e topázio.

Emblema personalizado

Cada curso possui uma combinação de dois símbolos e uma cor de pedra para compor o anel.

O símbolo do direito, por exemplo, é a balança da justiça, enquanto o das artes cênicas é composto por duas máscaras. Os cursos de farmácia, medicina, psicologia e veterinária, por exemplo, possuem cobras como símbolo. Porém, para cada um a disposição da cobra e a cor da pedra combinadas compõem o anel de uma forma distinta.

É fundamental pesquisar qual o emblema do curso do formando e conferir se o anel é o correto. A compra do anel deve ser feita em uma loja de confiança, afinal, não dá para fazer feio num detalhe tão importante como este!

Os homens também têm um anel para a ocasião!

O anel pode ser um acessório mais comum para as mulheres, porém, os homens não precisam ficar de fora deste presente tão cheio de significados.

Existem versões masculinas, com formatos e composições mais “rústicas”. Geralmente são mais grossos, mas sem deixar de ter a pedra e os emblemas gravados. A pedra no anel masculino é, geralmente, quadrada, diferentemente do feminino, que costumam apresentar variações conforme o gosto da formanda.

Além da pedra e do emblema, por ter uma área maior para gravação, os anéis podem vir acompanhados de símbolos do seu curso em destaque na joia. Por exemplo, formandos de direito podem ter na parte frontal da peça a balança que simboliza a justiça juntamente à pedra do curso.

Invista no anel de formatura como presente: uma tradição de décadas que permanece agradando a todos. Além disso, é possível gravar na parte interior da peça a data da formatura, o nome do formando, etc.

Aposte neste presente e torne a formatura de quem você ama ainda mais memorável! Caso ainda restem dúvidas sobre o tipo de anel mais adequado, compartilhe-as conosco através dos comentários!

Share Button