5 dicas para escolher o local para a cerimônia de casamento

“Vamos nos casar no dia x”. Depois do anúncio, vem logo a pergunta “onde vai ser a cerimônia?”. É aí que começa uma série de dúvidas para escolher o local ideal. Nessas horas entram também outros fatores além da vontade dos noivos: o orçamento, a proximidade para a família e os amigos, o clima, o […]

Publicado 23 de setembro de 2014

Beautiful flower wedding decoration

“Vamos nos casar no dia x”. Depois do anúncio, vem logo a pergunta “onde vai ser a cerimônia?”. É aí que começa uma série de dúvidas para escolher o local ideal. Nessas horas entram também outros fatores além da vontade dos noivos: o orçamento, a proximidade para a família e os amigos, o clima, o espaço para comportar todos os convidados e as vantagens que cada local pode oferecer. Colocar tudo numa balança ajuda a pesar os prós e os contras de cada opção, mas vale também levar em consideração o que mais chega perto do que o casal sonhou para o grande dia.

O cenário fará parte das lembranças afetivas das vidas dos dois e será relembrado a cada olhada no álbum do casamento. Por essas e outras é que o local da cerimônia é tão importante. Para não deixar que esse importante detalhe seja motivo de arrependimento, confira agora cinco dicas para escolher o local do casamento.

De olho na estrutura

Qual o espaço disponível? Dá para reduzir sem perder o charme? E se precisar aumentar o salão? Tem estrutura para o jantar? De qual tipo: com ilhas gastronômicas ou só empratados? O que dá para mudar na decoração? Todas essas perguntas fazem parte do funil para a escolha do local dependendo do que você espera para o dia. Saber se comporta todo mundo é o primeiro passo, mas só é possível depois de uma visita técnica quando o local estiver sediando um evento semelhante. Aí cabe observar todos esses detalhes e ainda outros, como arquitetura (colunas no meio do salão), estrutura dos banheiros e acústica.

Políticas internas

Evitar surpresas de cobranças que não estavam nos planos deve ser um dos objetivo do casal para cumprir o orçamento planejado. Ter em contrato o horário do aluguel do salão bem especificado ajuda a fugir de armadilhas como as horas excedentes. Caso não seja possível ficar até o horário desejado, é conveniente especificar no convite a duração da cerimônia e encerrar a festa meia hora antes do combinado para que os convidados se retirem com calma. Muitos lugares trabalham com uma lista fechada de fornecedores e não aceitam outros fora de sua parceria, ou mesmo cobram extra por isso. Todos esses pontos da política interna do fornecedor devem ser confirmados antes para evitar mal-entendidos futuros.

Acessibilidade

Observe se o local oferece estacionamento. Pense que os convidados chegarão quase no mesmo horário e se há vagas suficientes para todos ou serviço de manobrista. Nada mais desagradável do que ter que fazer uma grande caminhada até o local, ainda mais de salto alto. Caso o local seja afastado, convém pensar em um esquema de transporte periódico para que todos possam aproveitar a festa, beber e não precisar dirigir depois. Rampas e acessos para idosos e cadeirantes também devem estar disponíveis.

Climatização

Visitar o local no mês da data escolhida faz parte do checklist a cumprir. Isso porque a temperatura faz muita diferença na festa, tanto pela escolha das roupas como pelo conforto em uma pista de dança, por exemplo. Assim, dá tempo de pensar em um plano, como aluguel de ar-condicionado ou cobertura para mau tempo no caso de cerimônias ao ar livre.

Equipamento de apoio

Por fim, verifique se a casa oferece uma equipe de funcionários para apoio no dia do evento. Converse com o responsável e faça uma reunião de briefing sobre o que espera deles, como rápida reposição de papel higiênico nos toaletes, agilidade para servir bebidas, entre outros.

Mas não se esqueça: antes de decidir o local para o casamento, as alianças já devem estar escolhidas! Para isso, confira nosso Guia Completo de Alianças!

Ainda tem alguma dúvida sobre como escolher o local perfeito para a celebração deste momento tão esperado? Deixe um comentário!

Share Button