10 dicas para observar antes de comprar um par de óculos de sol

Os olhos são uma das regiões mais expostas do nosso corpo. Eles estão sujeitos à luz, vento, poeira e poluição. Além disso, são órgãos extremamente sensíveis é responsáveis por um dos nossos sentidos mais importantes: a visão. Não é preciso nem dizer que eles precisam de um cuidado especial, não é mesmo? Utilizar óculos de […]

Publicado 11 de outubro de 2013

oculos-de-sol

Os olhos são uma das regiões mais expostas do nosso corpo. Eles estão sujeitos à luz, vento, poeira e poluição. Além disso, são órgãos extremamente sensíveis é responsáveis por um dos nossos sentidos mais importantes: a visão. Não é preciso nem dizer que eles precisam de um cuidado especial, não é mesmo?

Utilizar óculos de sol não é somente uma questão de moda ou beleza, mas também de proteção! Por isso, é preciso ter atenção no momento da escolha. Para ajudá-lo, selecionamos 10 dicas que você deve observar antes de comprar um par de óculos de sol. Confira!

1 -­­ Utilização dos óculos

Primeiramente, você deve identificar para qual finalidade os óculos serão utilizados – para o dia-a-dia, praia, prática de esportes? Esta definição é fundamental para escolher o modelo dos óculos, material da armação, cor, filtro e o tipo de lente adequadas.

2 – Proteção

O principal objetivo dos óculos de sol é proteger os nossos olhos. Procure um par de óculos que possua qualidade ótica e proteção anti-UV. Se os óculos forem utilizados para a direção de veículos ou prática de esportes, procure lentes com maior resistência a impactos, para evitar ferimentos em casos de acidentes.

3 – Armação

Escolha óculos produzidos com um material de qualidade, resistentes e leves. A armação não deve causar incomodo. Verifique também se o material dos óculos é hipoalergênico.

4 – Modelo

Procure um modelo que combine com o formato do seu rosto. Rostos redondos geralmente combinam com armações mais quadradas, pois as linhas retas afinam o rosto.

Para rostos quadrados, procure armações com cantos retangulares. Já as pessoas com rostos triangulares ficam bem com modelos redondos, ovais e estreitos. E os rostos ovais, normalmente ficam bem com qualquer modelo, devido as proporções mais harmoniosas. Nessa hora o que vale mesmo é o gosto pessoal. Portanto, experimente vários modelos até encontrar o ideal.

5 – Tamanho

Os óculos de sol também são um acessório de moda. Portanto, o tamanho também precisam ser observados. As hastes não devem ultrapassar a lateral do rosto, seja por sobra ou falta. A parte frontal dos óculos também não devem ultrapassar as têmporas.

6 – Cor das Lentes

Existem no mercado uma infinidade de cores para as lentes, cada uma com uma função específica. Os tons marrons e fumês são indicados para os dias claros, pois realçam cores e contrastes. Cores amarelas e laranjas realçam contrastes e profundidade, por isso são recomendadas para uso pela manhã, no final da tarde e em períodos chuvosos. Lentes azuis são ideais para o tempo nublado e fim de tarde. As verde-escuro são ideais para ambientes com pouca iluminação. Já as lentes cinzas são indicas para locais com luminosidade intensa.

7 – Conforto

Os óculos de sol precisam ser confortáveis. A armação não deve possuir peso excessivo para não machucar a região do nariz e orelhas. Procure lentes que ofereçam uma visibilidade confortável, ou seja, que não forcem sua visão.

8 – Harmonia

Apesar de ser estética, o ideal é que os óculos tenha harmonia com o rosto. Na prática, isto significa que mulheres com cabelos muito avermelhados, por exemplo, devem evitar modelos muito chamativos. O mesmo ocorre para homens, com barba, bigode ou cavanhaque. Não é uma regra, mas esta dica propicia a harmonia em seu rosto.

9 – Não tenha pressa para escolher o seu modelo

A paciência é uma grande aliada para se escolher os óculos ideais. Não compre por impulso, apenas pelo fato de ter encontrado uma promoção ou um modelo muito bonito. Experimente vários modelos e observe todos os detalhes que citamos neste post para fazer a escolha certa.

10 – Estilo

Independentemente das dicas acima, em sua escolha deve prevalecer o seu estilo. Por isso, mesmo que você não encontre um modelo adequado ao formato do seu rosto ou cor, leve o que mais o agradar, desde que atenda às suas necessidades.

Tão importante do quanto estar na moda é proteger nossos olhos. Por isso, fique atento as nossas dicas para a escolha dos óculos de sol ideais. E aí, qual o seu modelo preferido? Confira algumas opções em nossa loja online!

Share Button