Vou casar, e agora?

O casamento é um enorme passo na vida de qualquer pessoa. Além de firmar e celebrar a união entre um casal que se ama, ele é um marco que representa a mudança entre etapas da vida: de solteiro para a de casado; de uma família para outra nova que se forma. Com tanta coisa acontecendo […]

Publicado 17 de fevereiro de 2014

02J72594

O casamento é um enorme passo na vida de qualquer pessoa. Além de firmar e celebrar a união entre um casal que se ama, ele é um marco que representa a mudança entre etapas da vida: de solteiro para a de casado; de uma família para outra nova que se forma.

Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, é comum acabar se atrapalhando na hora dos preparativos para o casamento. Nessas horas, um pequeno deslize pode atrapalhar todo um período de planejamento e dar muita dor de cabeça ao casal. Para que tudo saia como você sempre sonhou e você possa desfrutar do grande dia com toda a tranquilidade a que tem direito, separamos algumas dicas a serem seguidas na hora de planejar o seu casamento. Confira!

O casamento no civil

Existe toda uma burocracia a ser seguida para que o casamento civil, que pode tanto ser firmado em um cartório quanto na hora da cerimonia religiosa, possa acontecer. Separe com antecedência a certidão de nascimento atualizada,o RG original dos noivos e também o RG original de duas testemunhas. Você vai precisar delas tanto na hora de ir ao cartório e dar entrada no processo, quanto no dia do casamento, mas elas não precisam ser necessariamente as mesmas pessoas.

A cerimônia religiosa

Para casar no religioso também existe uma burocracia a ser cumprida. A Igreja Católica é uma das que mais pedem documentos. Além do CPF, RG e comprovante de residência, você precisará dos certificados de todos os sacramentos (batismo, primeira comunhão, etc). Caso você tenha perdido algum deles precisará solicitar um novo com antecedência, pois o processo  pode levar algum tempo – ainda mais se os noivos mudaram de cidade ao longo da vida. Em qualquer religião, é bom se antecipar em marcar a data da cerimonia, principalmente se for na igreja. Em algumas delas a data precisa ser marcada com mais de um ano de antecedência. Para evitar surpresas, procure a secretaria de sua igreja e se informe de todos os procedimentos antes mesmo de marcar a data.

A grande festa!

O salão de festas é uma das primeiras coisas a se fechar depois de definir a data do casamento. Alguns precisam ser marcado com mais de um ano de antecedência e conseguir conciliar as datas da comemoração e da cerimônia pode ser um pouco mais complicado. Alé disso, é a partir dele que você terá um direcionamento sobre decoração, som e, principalmente, o buffet. Algumas casas de festa apenas permite a contratação casada do salão com o serviço de alimentação próprio do estabelecimento.

Caso esta opção não seja obrigatória ou você prefira uma outra opção, escolha um Buffet de sua confiança e evite pegar tarefas para fazer você mesma: acredite, nunca sobra tempo na agenda dos noivos. Uma coisinha ou outra pode parecer pouca agora, mas conforme for chegando perto da data você ficará tão atarefada acertando detalhes que ficará sem tempo até mesmo para pequenas atividades, como escrever o nome dos convidados nos convites ou embrulhar as lembrancinhas.

Considere a contratação de um cerimonial

Neste cenário, em muito dos casos, é melhor contar com uma assessoria especializada. Os cerimoniais possuem uma lista de fornecedores para indicar a você, além um checklist completo, garantindo que nenhum detalhe será esquecido.

O vestido/terno

Sem sombra de duvidas, a roupa que os noivos usarão no grande dia é de extrema importância. Longe de ser um detalhe, a procura  pelo vestido de noiva e pelo terno do noivo deve começar o quanto antes! Tenha em mente a estação do ano em que será o casamento e procure algo de acordo com ela. Pode ser que acabe rolando uma indecisão entre alguns modelos e você não vai querer se decidir às pressas, certo? Procure, experimente, pesquise e escolha com calma. Depois disso, várias provas serão necessárias para ajustar o traje perfeitamente ao seu corpo. Esse é um trabalho que precisa ser feito com tempo e de forma delicada.

As alianças: um marco para a eternidade

A escolha das alianças também é de suma importância. Afinal, ela simboliza da união do casal e os acompanhará “até que a morte os separe”. Por isso, é fundamental escolher uma joia de qualidade, que se adeque ao gosto e etilo de vida dos noivos.

Com a variedade de modelos, muitas vezes esta tarefa é dificultada. Para resolver esta questão, uma boa ideia é ler o Guia Completo de Alianças. Desta forma você terá conhecimento sobre todos os detalhes importantes para a escolha.

Com todas estas dicas, certamente o seu casamento será da forma como você sempre sonhou. Assim, você poderá curtir esse momento tão especial  e aproveitar cada detalhe  que junto à sua família, amigos e, é claro, ao amor da sua vida!

Tem mais alguma dica para quem está planejando se casar? Compartilhe nos comentários!

Share Button