Você conhece a história dos óculos? | Gold Finger

Os problemas de visão afetam milhares de pessoas pelo mundo todo e por isso, o uso dos óculos são essenciais para garantir que elas enxerguem com mais nitidez e perfeição. De acordo com o censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais da metade dos brasileiros possuem alguma deficiência visual e precisam […]

Publicado 9 de fevereiro de 2017

Gold_Historia-oculos

Os problemas de visão afetam milhares de pessoas pelo mundo todo e por isso, o uso dos óculos são essenciais para garantir que elas enxerguem com mais nitidez e perfeição.

De acordo com o censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais da metade dos brasileiros possuem alguma deficiência visual e precisam usar óculos para corrigir o problema.

Você que precisa ou que já usa óculos sabe onde nasceu este acessório tão importante?

História dos Óculos

A palavra “óculos” nasceu do termo “ocularium” originado na Itália antiga no século XIII, com os monges italianos que utilizavam pedras preciosas semi polidas para utilizarem como lentes de aumento.

Os primeiros óculos tinham as bordas feitas com ferro, chifre ou madeira por uma fábrica de vidro em Murano/Veneza, que começou a fabricar lentes para auxiliar na leitura.

Mas foram os alemães, no ano de 1270 que criaram o primeiro par de óculos sem hastes feitos com ferro e rebites.

Este modelo era chamado “pince nez”, ou seja “belisca nariz”. Era sustentado pelos músculos ao redor dos olhos e também pelo nariz.

Os monóculos foram inventados no século XVII e eram usados por damas e cavalheiros da alta sociedade alemã e inglesa.

Os óculos só foram tomar a forma que conhecemos no início do século XX.

Com o passar dos anos, a humanidade foi descobrindo novas matérias primas para deixar o par de óculos mais leve e confortável.

Os óculos de hoje em dia

A tecnologia contribuiu muito para o aprimoramento dos óculos.

O mercado de óculos é um dos mais promissores, pois atualmente ele é visto não como um objeto para corrigir a visão e sim um acessório de moda.

As lentes também evoluíram bastante. Agora é possível encontrar lentes de acrílico ou de vidro, negativas para corrigir os problemas de miopia e positivas voltadas para hipermetropia ou astigmatismo.

As lentes antirreflexo que são ótimas para quem dirige a noite ou fica muito tempo na frente do computador.

O foco das lentes são divididos em quatro categorias:

#1 Monofocais

Quando a lente é apenas para um campo da visão.

#2 Bifocais

Quando ela é feita para a pessoa enxergar tanto de longe quanto de perto.

#3 Multifocais

Permitem que a pessoa enxergue de longe, meia distância e perto.

#4 Progressivas

As lentes progressivas regulam a cor de luminosidade de acordo com o ambiente, oferecendo um grande conforto visual ao usuário.

Também é possível encontrar no mercado alguns modelos de óculos especiais, como os óculos VR, que são feitos para assistir vídeos em 3D e o Spectacles, os óculos da rede social Snapchat, que gravam e postam vídeos feitos através de seus olhos.

Gostou deste post? Tem alguma dúvida ou sugestão?

Deixe seu comentário!

Share Button