Quando fazer o teste do olhinho? | Gold Finger

Oferecido gratuitamente pelo SUS, o teste do olhinho é importantíssimo para detectar qualquer problema na visão dos recém-nascidos. A visão é um dos sentidos mais importantes do ser humano. Com ela, podemos enxergar o mundo através de nossos olhos. O teste do olhinho é uma campanha idealizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pelo Conselho […]

Publicado 20 de janeiro de 2017

Gold_Institucional_Blog_Teste_Olhinho

Oferecido gratuitamente pelo SUS, o teste do olhinho é importantíssimo para detectar qualquer problema na visão dos recém-nascidos.

A visão é um dos sentidos mais importantes do ser humano. Com ela, podemos enxergar o mundo através de nossos olhos.

O teste do olhinho é uma campanha idealizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pelo Conselho Nacional de Oftalmologia, que visa a realização de um teste feito no olho do bebê logo após o nascimento.

O teste do olhinho tem como objetivo, identificar qualquer alteração no eixo visual da criança.

Detectar qualquer problema na visão dos bebês é importante para prevenir alguma doença ou distúrbio mais grave, como a cegueira, por exemplo.

Como é feito o teste do olhinho?

O teste do olhinho é realizado ainda na maternidade.

É um exame que não machuca o bebê, super rápido e simples, onde o médico pediatra ilumina o olho do recém-nascido através de um feixe de luz.

Esta luz é para identificar um reflexo vermelho no olho da criança, que também pode ser visto em fotografias com flash.

Caso o pediatra observe alguma anormalidade, o bebê passará por exames mais precisos com um oftalmologista.

O teste do olhinho deve ser repetido aos 4, 6, 12 e 24 meses das crianças e ele imprescindível para prevenir a cegueira infantil.

Ele é importante para todas as crianças, pois tem como finalidade, identificar algum tumor, catarata congênita, estrabismo ou glaucoma.

É obrigatório fazer o teste do olhinho?

No Brasil não existe uma lei federal que exige a obrigatoriedade do teste do olhinho, mas em estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Rio Grande do Sul o teste já é obrigatório em todas as maternidades e hospitais públicos e privados.

Para quem possui plano de saúde, o teste do olhinho é custeado 100% pelo plano desde 2010.

A Gold Finger, recomenda aos pais de recém-nascidos que façam o teste do olhinho em seus filhos, pois quanto mais cedo descobrir algum possível problema na vista da criança, mais fácil será seu tratamento.

Gostou deste post? Tem alguma dúvida ou sugestão?

Deixe seu comentário!

Share Button