Sinais que podem ajudar a identificar um problema de visão no seu filho

Por volta dos 5, 6 e 7 anos é que começamos a perceber se nossos filhos estão com algum problema de visão. É nessa idade que eles estão começando a pré-escola, estão aprendendo a ler e participando de atividades mais dinâmicas que pedem um pouquinho mais de esforço dos olhos. Alguns pequenos sinais podem ser observados […]

Publicado 29 de junho de 2015

problemas de visão na infancia

Por volta dos 5, 6 e 7 anos é que começamos a perceber se nossos filhos estão com algum problema de visão. É nessa idade que eles estão começando a pré-escola, estão aprendendo a ler e participando de atividades mais dinâmicas que pedem um pouquinho mais de esforço dos olhos. Alguns pequenos sinais podem ser observados pelos professores e dentro de casa, pela família. Fique atento e veja se o seu filho apresenta alguns dos sinais abaixo.

Sentar perto demais da televisão – Um dos primeiros sinais é quando o seu filho começa a sentar perto demais da televisão com uma certa frequência. Este pode ser um sinal de miopia.

Coceira nos olhos – Ela pode sinalizar a fadiga ocular, que pode ser causada por conjuntivite, irritações ou problemas de visão. O melhor é ir a um oftalmologista da sua confiança para fazer o diagnóstico.

Apertar os olhos para ler – Se o seu filho aperta um dos olhos enquanto esta tentando ler algo ou ver algo específico, pode ser que ele esteja tentando focalizar uma palavra ou um objeto inconscientemente e usando um dos olhos, o que ele enxerga melhor, para ver bem.

Leitura com dificuldade –
Seu filho já é alfabetizado, mas ainda pula linhas na hora de ler, ou se perde, pode ser astigmatismo ou estrabismo. Não deixe de investigar!

Dores de cabeça –  Dores de cabeça, principalmente na área da testa, podem ser sinais de problemas de visão. Observe os horários em que a criança reclama, se forem durante uma lição de casa, durante ou após a aula a tendência ainda é maior.

Sensibilidade à luz –  Crianças que reclamam da claridade da luz solar ou se incomodam muito com a luz de ambientes mais claros podem estar apresentando exotropia ou estrabismo.

Estes e outros sinais, como acompanhar a leitura com o dedo ou tapar um dos olhos com a mão, podem ser os primeiros de um problema de visão. Se constatado algum deles procure um bom oftalmologista e faça o diagnóstico.

 

 

Share Button