Saúde dos olhos: Como evitar a conjuntivite? | Gold Finger

Constantemente expostos a impurezas vindas através do ar, nossos olhos são extremamente sensíveis, e por isso, devemos tomar muito cuidado com a saúde deles, pois qualquer coisinha pode deixa-los irritados. A transmissão de doenças através do ar é maior no verão e com isso, estamos mais suscetíveis a nos contaminar com patologias como a conjuntivite. […]

Publicado 25 de novembro de 2016

Olhos Azuis

Constantemente expostos a impurezas vindas através do ar, nossos olhos são extremamente sensíveis, e por isso, devemos tomar muito cuidado com a saúde deles, pois qualquer coisinha pode deixa-los irritados. A transmissão de doenças através do ar é maior no verão e com isso, estamos mais suscetíveis a nos contaminar com patologias como a conjuntivite.

Pessoas que usam óculos sabem que é imprescindível consultar o seu médico oftalmologista com periodicidade para manter a boa saúde dos olhos, uma vez que, ele pode detectar quaisquer alterações nos olhos e indicar o melhor tratamento.

O QUE É CONJUNTIVITE?

Conjuntivite é uma doença causada por bactérias, vírus, alergias ou agentes tóxicos, que inflama a conjuntiva dos olhos, membrana que reveste o globo ocular e a parte interna das pálpebras.

A conjuntivite viral é transmitida através do ar e se propaga geralmente no verão. A contaminação normalmente acontece com mais facilidade em ambientes fechados como ônibus, escolas e creches.

É uma doença que causa muito incômodo, mas não é grave.

SINTOMAS DA CONJUNTIVITE

#1- Olhos avermelhados, lacrimejantes, coceira e pálpebras inchadas

Os sintomas da conjuntivite começam com a sensação de areia nos olhos, lacrimejamento, coceira e muita ardência. Logo após, os olhos ficam vermelhos, as pálpebras incham e pode aparecer uma secreção tipo ramela, pus ou lágrima.

#2- Intolerância a luz

A pessoa com sintomas de conjuntivite pode desenvolver a fotofobia, ou seja, sensibilidade à luz no período que a doença estiver se manifestando.

A solução é utilizar óculos de sol, inclusive à noite, pois até mesmo as luzes artificiais podem incomodar.

#3- Visão borrada e/ou embaçada

Por causa da inflamação na conjuntiva, a pessoa que está com conjuntivite pode enxergar embaçado ou com borrões.

A conjuntivite viral costuma durar em torno de 20 dias se for tratada corretamente. Já a conjuntivite bacteriana dura de 5 a 7 dias.

Vale lembrar que os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e que, por isso, é imprescindível que consulte um oftalmologista para detectar a patologia e iniciar o tratamento, que é a base de remédios, pomadas, colírios e soro fisiológico, o mais rápido possível.

COMO EVITAR A CONJUNTIVITE?

Para evitar o contágio da conjuntivite é necessário que haja alguns cuidados como:

#1 Evitar ambientes fechados;

#2 Não compartilhar maquiagens e óculos;

#3 Não compartilhar toalhas de rosto, toalhas de banho e travesseiros;

#4 Lavar as mãos com frequência;

#5 Não coçar os olhos;

#6 Manter os olhos limpos com compressas de água gelada ou soro;

#7 Não utilizar colírios e pomadas sem prescrição médica.

Tomando todos esses cuidados, é possível ficar longe da conjuntivite e manter uma boa saúde dos olhos!

Gostou deste post? Tem alguma dúvida ou sugestão?

Deixe seu comentário!

Share Button