Saiba como escolher as lentes ideiais para os seus óculos de sol

Mais do que um acessório, o óculos de sol serve como proteção. A lente ajuda a inibir a ação dos raios UVA e UVB, que são prejudiciais à visão. Mesmo com o tempo nublado, é sempre bom se precaver. Por isso, antes de adquirir os seus óculos, confira se ele realmente conta com o selo […]

Publicado 16 de abril de 2014

oculos

Mais do que um acessório, o óculos de sol serve como proteção. A lente ajuda a inibir a ação dos raios UVA e UVB, que são prejudiciais à visão. Mesmo com o tempo nublado, é sempre bom se precaver. Por isso, antes de adquirir os seus óculos, confira se ele realmente conta com o selo do fabricante que ateste essa proteção. Depois, fique de olho na cor da lente. Esse é um fator que influencia na quantidade de luz que chega até os olhos.

Outra característica a ser levada em conta é o material. Ele reflete na durabilidade do óculos e até mesmo na proteção. Confira na sequência a diferença entre cada tonalidade e tipo de lente para optar pela que mais atende ao seu gosto e a sua necessidade:

Os materiais mais comuns

Na hora de adquirir os seus óculos de sol, procure saber se a lente é feita de cristal, policarbonato ou se é orgânica. Cada uma delas tem os seus prós e contras.

Lente de cristal

A de cristal, por exemplo, costumam ser mais pesadas e arranham menos. Por outro lado, elas são mais frágeis e podem quebrar com mais facilidade em comparação às outras.

Lentes de policarbonato

Já as de policarbonato apresentam maior resistência. São difíceis de quebrar com qualquer batidinha, porém arranham mais facilmente. Para evitar esse problema é possível, no entanto, que recebam tratamento antiabrasivo.Por isso, elas são mais indicadas para o dia a dia e até mesmo para práticas esportivas.

Lentes orgânicas

Por fim, as orgânicas, que são as menos indicadas. O material é suscetível aos arranhões e também frágil em caso de batidas ou quedas. Deve ser uma opção temporária, até porque o custo é menor em comparação às outras.

Cada cor uma função

As lentes dos óculos podem ser de diferentes tonalidades. Há opções em cinza, preto, marrom verde e amarela. Antes de escolher apenas pela preferência, saiba que cada uma delas tem uma indicação diferente.

As cinzas são mais adequadas, por exemplo, para quem sofre com o astigmatismo (disfunção ligada à distorção da imagem). Isso porque essa tonalidade diminui o brilho e não distorce as cores.

As lentes pretas devem ser mais usadas em casos após cirurgias, quando a vista está se recuperando. É que essa cor reduz a qualidade da visão e pode deixar a retina sensível, mesmo no menor grau de luminosidade. Também é indicada para lugares fechados, com pouquíssima luz.

Consideradas as mais comuns, as lentes marrom ou âmbar são indicadas para aumentar a visão de contraste. São ótimas para quem está dirigindo. Ela ainda dá mais conforto para quem sofre de miopia (disfunção que altera a visão de longe).

Indicada inclusive para os idosos, a lente verde é a que oferece a melhor visão de contraste, um problema que se agrava com a idade. Ela também ajuda a filtrar mais a cor azul.

Menos freqüente, as lentes as amarelas são ótimas em casos de muita luminosidade como o nascer do sol, por exemplo. Reduz ainda o ofuscamento para quem dirige no fim de tarde.

Lente polarizada

Além de observar o material e a tonalidade, na hora de comprar o seu óculos de sol verifique se a lente é polarizada. São ideais para te dar mais proteção contra os raios solares nocivos à saúde.

Essa lente diminui sensivelmente o brilho e não altera a cor do ambiente. Ela ainda reduz o desconforto da visão ofuscada deixando as imagens mais nítidas, com as cores vivas.

Agora que você já conhece algumas características a serem levadas em conta na hora de comprar os seus óculos de sol, é só escolher o modelo que mais combina com o seu estilo e necessidade! Já sabe qual é? Conte para a gente nos comentários!

Share Button