Ray-ban: conheça a história da marca

Do clássico aviador aos diversos modelos atuais, a história de uma das marcas mais famosas começa nas nuvens.

Publicado 24 de junho de 2021

A Ray-Ban é uma marca de óculos de sol e de grau, que surgiu a partir da necessidade dos pilotos do Exército dos Estados Unidos em 1929.

Essa preocupação com a visibilidade dos pilotos levou o Coronel John A. Macready, a pedir ajuda a uma fabricante de equipamentos médicos.

Como resultado, surgiram os óculos especiais para reduzir o impacto da luz sobre a visão dos pilotos de caça.

Posteriormente, em 1937, a marca Ray-Ban foi oficialmente fundada pela Bausch & Lomb.

O nome vem da junção das palavras em inglês Ray (raio) e Ban (de banish, que significa banir).

Sendo assim, Ray-Ban significa banir o sol.

Enquanto o mundo passava pela Era da Inovação, a partir dos anos 40, a tecnologia criada para os pilotos de aviões pisou em terra firme.

Então os óculos passaram a ser usados por policiais e praticantes de esportes ao ar livre.

Assim, os óculos da marca passaram a fazer parte da moda do dia a dia a partir dos anos 50, figurando entre personalidades famosas, até cair no gosto popular.

Além disso, alguns modelos da marca fazem tanto sucesso que se tornaram atemporais, como o tradicional aviador.

Essa atemporalidade não se prende apenas ao famoso Ray-ban.

Por exemplo, o Ray-Ban Wayfarer, foi fabricado pela primeira vez em 1956 e muito popular nos anos 50 e 60. 

No entanto, ele sai de cena e retorna para a moda em 1982, aparecendo novamente no cenário dos anos 2000. 

Atualmente a marca pertence ao grupo italiano Luxottica, desde 1999, e segue trazendo novos modelos ano após ano, além de resgatar os clássicos adorados pelos consumidores.

Você já conhecia essa história ou tem um modelos clássico da marca? 

Conta aqui pra gente nos comentários 😉

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