Quilate: entenda o que é e como escolher o ideal para a sua joia

Se em algum momento da sua vida você quis presentear ou se presentear com alguma joia: anel, brinco, pulseira, colar ou qualquer outra peça, você deve ter feito a pergunta que todos fazem no momento da compra. É ouro mesmo? Quantos quilates? Contudo, apesar de essa ser uma questão popular, poucos sabem o que são […]

Publicado 3 de janeiro de 2014

Joias

Se em algum momento da sua vida você quis presentear ou se presentear com alguma joia: anel, brinco, pulseira, colar ou qualquer outra peça, você deve ter feito a pergunta que todos fazem no momento da compra. É ouro mesmo? Quantos quilates?

Contudo, apesar de essa ser uma questão popular, poucos sabem o que são os quilates, como eles funcionam e como escolher o ideal para a joia. Para ajudá-lo nessa escolha, confira um breve guia sobre os quilates!

O que é quilate?

Quilate, de um modo geral, diz respeito à pureza de metais. O cálculo é dado pelo peso do metal dividido por 24, que é a quantia que o representa como puro. Dessa forma, por ser representado pela letra K, quando você encontra uma joia que informa ter 24k, seja em ouro, prata ou qualquer outro metal, significa que você está prestes a adquirir uma peça pura (99,9% de pureza, visto que não há metal 100% puro).

Mas afinal, o que é quilate quando falamos dos metais?

Quando se trata de ouro, prata ou outros metais, o quilate indicará a pureza da peça. Uma joia em ouro 24k, por exemplo, indica que 24 de 24 partes são ouro. Então, quando um anel é de 18k, isso significa que ele é formado por 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais (cobre, prata, zinco, níquel e cádmio), ou seja, 75% de ouro e 25% outros metais. O mesmo vale para as joias 16k, 12k e quaisquer outras variações.

Quilate para as pedras preciosas

Quem pensa que quilate é só para ouro ou outros metais está enganado. O Quilate também é usado para pedras preciosas, como o diamante, por exemplo. Porém, há diferença entre esses dois “quilates”. Quando falamos do quilate representado pela abreviatura “ct”, a unidade se refere ao peso da pedra preciosa, em que um quilate é igual a 200 miligramas (0.200 gramas ou 1 grama = 5 quilates). O termo “ponto” também é utilizado para classificar a pedra preciosa, 1 quilate equivale a 100 pontos (1ct = 100 pontos).

Como escolher o ideal para a sua joia

Agora você já sabe o que é quilate para os metais e para as pedras preciosas. Mas qual é o melhor para joia que você procura? Confira algumas dicas:

Ouro puro não é o melhor

Embora o ouro 24 k seja, teoricamente, o mais puro, ele não é o mais adequado para a fabricação de joias. O ouro puro é muito macio e nada prático para joias de uso diário, pois deforma com facilidade. Para resolver isso, o que se faz é misturá-lo com cobre ou prata, tornando a peça mais durável, além de reduzir o preço. Dessa maneira, a peça deixa de ser em ouro puro e passa para 18k – a mais comum – ou algumas variações como16 ou 14k, por exemplo. Portanto, quanto mais puro for o ouro, mais macio, mais caro e menos durável ele será.

Joias que brilham: ouro amarelo

Se você procura uma joia com aparência reluzente, dê preferência às peças com classificação mais elevada de quilates, mas que não sejam muito próximas à pureza extrema do metal . Peças com índices mais baixos como 10 k ou 14k, por exemplo, não têm tanto brilho, pois a quantidade de ouro é consideravelmente menor. No Brasil, as joias em ouro mais populares são as de 18 quilates, por ter uma tonalidade vistosa e serem mais resistentes.

Joias para o dia a dia

Quando a procura é por uma peça para ser usada no dia a dia, como alianças e anéis de noivado, as joias em ouro 10 quilates são bem aceitas. Mas são mais comuns entre 12 e 18k.

Para toda a eternidade

Se a intenção é que durem por muito tempo como uma aliança de casamento, por exemplo, o ideal é que a peça seja em 14, 16 ou 18 quilates, pois peças em 24k tem grandes chances de amassar, arranhar ou até quebrar. No entanto, se for um colar ou brinco para ser usado apenas em momentos especiais, o ouro de 24 quilates é bastante indicado.

Como escolher uma joia de boa qualidade

Qualquer peça com mais de 40% de pureza de ouro é considerado um item de boa qualidade: a diferença está na tonalidade do metal, maleabilidade da peça – o que também influencia a durabilidade – e o valor. Para saber se está fazendo um bom negócio, verifique o quilate da peça e o valor de sua barra no mercado. Mas atenção: não se prenda apenas a isto. Lembre-se que outros fatores incidirão nos valores como design, pedras preciosas e até mesmo a marca da joia.

Agora que você já sabe o que é quilate e conhece os pontos centrais para identificar a escolha ideal para a sua joia, esteja atento também à reputação da loja onde você irá adquirir o produto. Desconfie de preços muito baixos. Afinal, é uma joia!

Share Button