Proteção anti-UV: entenda a importância de tê-la nas lentes dos seus óculos de sol

Oculos_de_Sol

Você já ouviu falar que os olhos são as “janelas da alma”? Muito se fala nos problemas que o sol pode causar em nossa pele, mas os olhos também merecem cuidados especiais. O uso de óculos de sol se tornou uma necessidade. Mas ao contrário do que muitos pensam, não é qualquer modelo que fornecerá a proteção necessária aos seus olhos.

A proteção anti-UV que algumas lentes possuem é essencial para a saúde de nossas vistas. Este recurso diminui a quantidade de radiação UV que penetra nos olhos, evitando uma série de danos na estrutura ocular. Acompanhe nosso guia para se informar sobre a importância da proteção UV em seus óculos de sol.

O que são os Raios Ultravioletas (UV)?

Os Raios Ultravioletas fazem parte de um espectro, um conjunto de radiações solares que são divididos em UVA, UVB e UVC, e se diferenciam pelo comprimento de onda. Os dois primeiros são responsáveis por causar danos em nosso corpo, como queimaduras por meio do sol e o envelhecimento precoce. O UVA é o mais perigoso: alcança camadas profundas dos tecidos corporais.

Óculos que contém filtro anti-UV protegem os tecidos oculares até das radiações mais fortes, evitando o fotoenvelhecimento e a exposição excessiva aos raios ultravioletas.

Doenças causadas pela intensa radiação

Sem a proteção necessária, a radiação ultravioleta pode causar uma série de problemas à nossa visão, como por exemplo a catarata e a pinguécula. Confira a seguir:

  • Catarata: é a diminuição progressiva da visão, podendo ser congênita ou adquirida, que é a forma mais comum da doença. A visão embaçada e a dificuldade para enxergar com nitidez são alguns dos sintomas;

  • Pinguécula: refere-se a uma degeneração da conjuntiva (membrana transparente que reveste o “branco do olho”) que leva a uma elevação do bulbo ocular. É mais comum em pessoas de meia idade que já sofrerem muita exposição ao sol, embora também possa se desenvolver em crianças e adolescentes.

Como saber se a lente dos óculos contém proteção anti-UV?

Ao adquirir novos óculos de sol, exija o certificado do filtro anti-UV ou consulte o Inmetro, responsável por seu controle e fiscalização. Não confie em selos “anti-UV” aplicados sobre as lentes: isto não é garantia real de que contém a proteção necessária à radiação solar.

Lembre-se que não é por que os óculos são escuros que ele tem proteção anti-UV: a radiação ultravioleta não é uma luz visível. Por exemplo, existem lentes incolores que contém 100% de proteção contra os raios solares.

O ideal é adquirir os modelos de marcas estabelecidas no mercado, já confiáveis, ou pesquisar a qualidade do produto antes de adquirí-lo.

Cuidado com o preço baixo e a pirataria dos óculos de sol!

Lentes que não contam com proteção anti-UV – normalmente vendidos fora de óticas – podem ser até mais prejudiciais à saúde do que se você simplesmente não utilizasse nenhum óculos. A coloração escura da lente cria uma penumbra e força a visão, provocando a dilatação da pupila e aumentando a incidência da radiação. Uma longa exposição solar com lentes sem proteção anti-UV pode levar a danificação da estrutura ocular e, consequentemente, ocasionar as doenças já mencionadas.

E você? Já verificou se seus óculos de sol possuem proteção anti-UV? O uso dos óculos de sol é, antes de tudo, uma questão de proteção! É recomendado adquirí-los em lojas especializadas, que garantem a procedência das lentes. Aqui na Gold Finger há uma variedade de óculos com lentes anti-UV, escolha o seu modelo!

 

Share Button

Uma ideia sobre “Proteção anti-UV: entenda a importância de tê-la nas lentes dos seus óculos de sol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *