Precisa de um porta joias para conservar as suas peças? Faça você mesmo!

Já pensou em fazer seu próprio porta joias? Dá para unir o útil ao agradável, reciclando e reaproveitando materiais que poderiam ir pro lixo e ainda criar algo com a sua cara e seu gosto para decoração. Temos algumas dicas de materiais e técnicas para fazer um porta joias exclusivo! Confira as dicas e passe […]

Publicado 15 de abril de 2014

porta-joias

Já pensou em fazer seu próprio porta joias? Dá para unir o útil ao agradável, reciclando e reaproveitando materiais que poderiam ir pro lixo e ainda criar algo com a sua cara e seu gosto para decoração. Temos algumas dicas de materiais e técnicas para fazer um porta joias exclusivo! Confira as dicas e passe a guardar as suas peças para uma maior longevidade!

Reaproveitando materiais

Pequenas caixinhas de papelão e caixas de leite podem se tornar uma ótima estrutura para seu porta joias personalizado. Lembre-se que todo material deve ser bem limpo e impermeabilizado.

Vale usar também rolos de papel higiênico e papel toalha, pois seu formato cilíndrico é ideal para colocar suas pulseiras, evitando que embolem e estraguem com o tempo. Dá para cortar e estreitar o diâmetro do cilindro, adaptando para suportar alguns anéis.

Garrafas de vidro também podem ser utilizadas para as pulseiras. Mas lembre-se de lavá-las, deixá-las bem secas, limpas e tampadas.

Latas e caixas de alumínio e acrílico

Para brincos menores, pulseiras e anéis vale usar de caixinhas menores que, customizadas, usando diversas técnicas e podem ficar com um aspecto super delicado. Caixas maiores podem ser incrementadas com divisórias de gavetas flexíveis e ajustáveis. Estas divisórias podem ser encontradas em lojas armarinhos e de aviamentos.

Algumas caixas de chocolates vêm com armações de acrílico, com compartimentos para cada chocolate, por exemplo. Por ser um material resistente e separado, é ideal para guardar brincos menores, em pares.

Existem também latas de biscoito de diversos tamanhos. Inclusive, algumas dessas latas já possuem cor e forma ideal para este fim, sem precisar de customização. Procure até encontrar uma que ache bonita e aproveite!

Telinhas de tule

Para pendurar brincos longos, uma boa aposta é o uso de tule mais resistente. O tule deve ser cortado em um tamanho adequado e pode ser pendurado na parte interna do seu guarda-roupa suspenso por um prego na porta. Para dar firmeza, as bordas podem ser queimadas para não descosturar ou pode ser colada uma borda fina de algum material rígido como eva emborrachado, por exemplo. Se você quer ainda mais segurança para seus brincos, fixe uma fita ou folha magnética atrás da tela, garantindo que, mesmo quando a porta for puxada seus brincos não caiam da tela.

Decoupage

Com este nome pode até parecer uma técnica complexa, mas é bem simples e pode garantir um porta joias diferenciado e exclusivo. Basta escolher um papel de presente colorido e estampado, fotos, desenhos ou recortes de jornal ou revista, limpar bem a superfície em que será aplicada, que pode ser madeira, metal, pedra, vidro ou papelão mais firme, por exemplo. Para fixar os recortes na superfície use cola branca e aplique uma camada generosa de cola branca também por cima.

Acabamento

Sabendo que joias são peças frágeis e a maioria tem peças pequenas em sua composição deve-se ter atenção redobrada para maior conservação. Forrar o interior dos porta joias com tecidos é uma ótima forma de manter suas peças  bem conservadas.

Aproveite estas dicas e crie já seu porta joias exclusivo. Além de conservar suas peças você terá um artigo de decoração com a sua cara!

E você, tem alguma outra dica sobre como montar um porta joias em casa? Compartilhe conosco através dos comentários!

Share Button