Por que não devo comprar óculos de sol com vendedores informais?

Quando surgem os primeiros raios do sol de verão a busca por proteção contra raios ultravioletas (UV) se faz ainda mais presente. Chapéu e filtro solar para proteger a pele Mas não dá para esquecer os olhos, certo? O uso de óculos de sol não é só questão apenas de moda, é também a principal […]

Publicado 11 de fevereiro de 2014

03B35240

Quando surgem os primeiros raios do sol de verão a busca por proteção contra raios ultravioletas (UV) se faz ainda mais presente. Chapéu e filtro solar para proteger a pele Mas não dá para esquecer os olhos, certo? O uso de óculos de sol não é só questão apenas de moda, é também a principal proteção para que os olhos não recebam as radiações nocivas UVA e UVB.

Por isso, não dá para comprar óculos em qualquer lugar. As lentes precisam ser de boa qualidade, e isso você só encontra em lojas especializadas. Acompanhe as nossas dicas e entenda melhor.

Os óculos de sol com filtro anti UV

A intenção ao usar óculos de sol é proteger os olhos da radiação. Há modelos que conseguem barrar completamente os raios UV. Contudo, quem adquire óculos de sol com vendedores informais, em grande parte dos casos, não obtém a proteção necessária, pois os modelos falsificados não são capazes de filtrar os raios. Não foram preparados para isso.

Quando a compra é feita em lojas especializadas, o produto possui certificado do filtro contra raios ultravioletas e manual explicativo onde constam informações técnicas. Você pode dizer que alguns modelos vendidos no meio da rua possuem esse selo de garantia, mas a origem é desconhecida e não dá pra confiar. O correto é pesquisar a qualidade do produto antes da compra e confiar em estabelecimentos já tradicionais.

O efeito da radiação nos olhos

As lentes de má qualidade apenas são escuras, não protegem e ainda dificultam a visão. Quando exposta à luminosidade, é comum que a pupila se feche como forma de proteção. Mas com a lente errada, o efeito é contrário: ela se dilatada ainda mais, contribuindo para que os raios ultravioletas atinjam a retina de forma mais intensa do que se estivesse sem óculos.

As lentes vendidas no comércio informal

As lentes dos óculos de sol encontrados no comércio informal são confeccionados com plástico comum e camadas de coloração. Essas lentes não oferecem proteção, prejudicam a vista e podem causar complicações como danos a retina, catarata e perda progressiva da visão.

Já nos modelos confiáveis, encontrados em lojas especializadas, as lentes são de policarbonato, que dão grande resistência e leveza ao produto, ou de vidro, que são mais pesadas, porém mais resistentes a riscos. Essas lentes têm as cores uniformes e não há distorções, como manchas ou ondas. Essas características não são encontradas nas lentes falsificadas.

Os óculos de sol adequados são aqueles que se adaptam melhor a sua fisionomia. O formato do rosto e o tamanho do nariz são analisados para que o ajuste seja perfeito. As lentes devem envolver bem os olhos e impedir que a luz passe pelas aberturas que há entre os óculos e o rosto. Por isso, para ter uma proteção completa, além de comprar em uma empresa confiável e averiguar a legitimidade do selo anti-UV, atente-se a estas questões.

Não dá para arriscar a saúde dos seus olhos e usar óculos que não protejam bem. É a sua visão que está em jogo. Depois dessas dicas, comprar óculos só em óticas e lojas especializadas, certo?

Share Button