Moda é um ato político?

A posse do novo presidente dos EUA mostrou muito mais que um desfile de trajes lindíssimos, trazendo importantes mensagens para o mundo todo. Ontem, dia 20 de janeiro de 2021, ocorreu a posse do 46º presidente dos EUA, Joe Biden e, com isso, conseguimos observar o quanto o ato simples de se vestir, pode ser […]

Publicado 21 de janeiro de 2021

A posse do novo presidente dos EUA mostrou muito mais que um desfile de trajes lindíssimos, trazendo importantes mensagens para o mundo todo.

Ontem, dia 20 de janeiro de 2021, ocorreu a posse do 46º presidente dos EUA, Joe Biden e, com isso, conseguimos observar o quanto o ato simples de se vestir, pode ser muito político e passar muitas mensagens.

Começando com mulheres importantes como Michelle Obama, Kamala Harris e Hillary Clinton que optaram pela tonalidade roxa. Seria isso uma coincidência? Não! A cor é a união do azul + vermelho, cores da bandeira dos Estados Unidos e dos partidos e, misturadas, representam a união do povo e do bipartidarismo. 

Michelle Obama veste look do estilista Sergio Hudson
Foto: ROB CARR_GETTY IMAGES

Além disso, roxo também foi o tom utilizado pela primeira pré-candidata negra à presidência dos EUA, Shirley Chisholm em 1972. A escolha dos estilistas também não foi ao acaso, Kamala Harris escolheu Christopher John Rogers, estilista em ascensão negro, queer, e americano eleito designer emergente de 2020 pelo CFDA (Council of Fashion Designers of America) e, para os acessórios, o porto-riquenho Wilfredo Rosado.

Hillary Clinton veste Ralph Lauren, em tom de roxo
Foto: O Globo

Michelle Obama também optou por valorizar um estilista negro e escolheu Sergio Hudson. Já Hillary Clinton, o presidente Joe Biden e o marido de Kamala escolheram o estilista americano Ralph Lauren.

Kamala Harris roxo, do estilista Christopher John Rogers
Foto: Caras

A primeira dama Jill Biden também prestigiou uma estilista americana, Alexandra O’Neill que é muito reconhecida pelo apoio ao consumo sustentável na moda e redução do desperdício. A tonalidade do tweed foi azul, passando uma imagem de estabilidade, confiança e coragem.

Jill Biden, ao lado do presidente Joe Biden
Foto: Jim Lo Scalzo/Pool Photo via AP

A cantora Lady Gaga, aproveitou para passar uma mensagem um pouco mais literal em seu look, utilizando um broche de uma pomba com um ramo de oliveira, ela quer dizer para o povo americano que esses são tempos de paz e união. 

Lady Gaga, anunciando tempos de paz
Foto Getty Images

Outra cantora convidada foi Jennifer Lopez que escolheu um look Chanel todo branco, a escolha da cor foi vista como uma homenagem ao traje típico das Sufragistas, movimento de mulheres que lutou pelo direito ao voto. Além disso, a escolha da cantora é uma afirmação de um novo momento para os imigrantes, já que ela tem como sua principal luta o direito principalmente de latinos no país. E por falar em movimento sufragista, também vimos bastante o roxo nos looks, que é uma das cores de sua bandeira. 

Jennifer Lopez representando o movimento sufragista

A jovem Amanda Gorman foi convidada para ler um poema emocionante e, para a ocasião desta quarta-feira, ela também usou a moda como uma mensagem, e optou por um look total da Prada, com um casaco amarelo vibrante, que ela diz ser uma homenagem a Jill Biden por tê-la recomendado para o evento. “Estou feliz de podermos falar sobre moda porque esse é um tema que significa muito para mim, é a minha maneira de me apoiar na história que veio antes de mim e em todas as pessoas que me apoiaram”, disse ela. “Eu estou tecendo meu próprio tipo de simbolismo com esta roupa, e é muito especial e importante para mim entregar essas pepitas de informação e sentimentalismo enquanto recito o poema”. Ela completou o look com uma tiara vermelha e um com um pássaro engaiolado, representando uma obra de Maya Angelou (poeta que recitou na posse de Bill Clinton).

Amanda Gorman, com seu traje carregado de simbolismo
Foto: Divulgação / Prada

Enfim, se moda também é comunicação, podemos entender que pessoas negras, estrangeiras e ativistas foram escolhas pontuais para a mensagem deste dia tão simbólico. 

E você? O que achou dos looks da posse e de todo esse ativismo endossado por nomes de peso e que têm forte influência sobre milhares de pessoas no mundo todo?

Share Button