Mini wedding: dicas para um casamento sem estourar o orçamento

É chegada a hora de planejar o casamento. Os noivos começam a definir o estilo da cerimônia, o número de convidados e quem contratar. Quando percebem, o orçamento está muito além do previsto. São gastos e mais gastos que nunca terminam. Mas o que fazer para realizar um casamento inesquecível e com baixo orçamento? O […]

Publicado 28 de julho de 2014

02G17820

É chegada a hora de planejar o casamento. Os noivos começam a definir o estilo da cerimônia, o número de convidados e quem contratar. Quando percebem, o orçamento está muito além do previsto. São gastos e mais gastos que nunca terminam. Mas o que fazer para realizar um casamento inesquecível e com baixo orçamento?

O mini wedding ou “mini-casamento” é a mais nova tendência de celebração no Brasil. Comum na Europa, a festa é reconhecida pelo ar intimista, a economia e a personalização. O estilo vem conquistando o gosto dos noivos e se tornando cada vez mais comum entre os pedidos de cerimonial no Brasil. E você, já sabe como realizar o seu? Contamos abaixo alguns detalhes que não podem faltar na hora do seu “felizes para sempre”.

Por que o mini wedding é o tipo de casamento ideal

Há uns anos atrás, era comum que os pais do casal pagassem pela cerimônia de matrimônio. Hoje, quem costuma pagar pela celebração e festa são os próprios noivos. Por isso, eles não se sentem mais na obrigação de convidar o amigo do futebol do pai, ou a vizinha da prima da mãe. Com isso, cerimônias menores começaram a ser realizadas e este momento tão especial deixou de ser uma “dor de cabeça” para ser uma atividade prazerosa, perto daquelas pessoas com as quais você tem mais intimidade.

O mini wedding é uma celebração para, no máximo, 100 convidados. Nada impede que este número seja ainda menor, e o convite contemple somente os mais próximos ao casal. Por isso, não convide ninguém por obrigação. Até os fotógrafos se beneficiam com uma cerimônia pequena. Com ela, eles tem a oportunidade de captar detalhes e registrar a ocasião com um olhar mais apurado.

Fuja dos votos convencionais

Com toda essa proximidade, que tal fazer uma troca de votos? Os noivos podem escrever textos pequenos contando a história do casal e projetando o que eles desejam para o futuro. A noiva diz de seu amor pelo o noivo, e ele, por ela. Os convidados, com certeza, se emocionarão com este momento.

Aposte na decoração “do it yourself”

A decoração fica por conta do “Do it yourself” ou “Faça você mesmo”. É muito comum neste tipo de comemoração que objetos pessoais dos noivos como porta-retratos, livros e acessórios enfeitem o local. Com isso, a festa adquire um tom personalizado. Escolha um tema como rock, vintage ou geek e deixe a cerimônia com a sua cara!

Escolha um local acessível e simples

Na hora de escolher o local, opte por um local mais acessível e simples, como um sítio da família ou o quintal da própria casa. Quer fazer algo realmente diferente? Que tal uma galeria de arte? Busque alternativas aos buffets convencionais que normalmente não são nada baratos.  Já que a comemoração não é grande, ela pode ser organizada em seis meses. Enquanto os casamentos tradicionais exigem longos planejamentos que costumam ser de 12 a 18 meses, o mini wedding pode ser feito de uma maneira mais rápida. Afinal, “tempo é dinheiro”.

Inove na troca das alianças

Não se esqueça de personalizar um dos momentos mais importantes da cerimônia: a troca de alianças. Inove deixando-as em um livro, em uma concha ou até como enfeite de um cupcake.

O casal tem uma cãozinho de estimação? Que tal colocá-lo para levar as alianças até o altar? Pense e planeje algo não convencional. Faça com que a troca de alianças siga o tema da cerimônia.

Se você ainda não escolheu as alianças, confira nosso Guia completo de Alianças e escolha o modelo ideal de acordo com o perfil do casal.

Além de economia, os mini weddings proporcionam aos noivos momentos especiais próximos a quem realmente faz parte do dia a dia do casal. Esta cerimônia intimista, com certeza permitirá que eles se sintam acolhidos pelos presentes – e muito felizes!

E você, o que acha de realizar uma cerimônia como esta? Dá para poupar um bom dinheiro e investigar na casa nova ou na tão sonhada lua de mel, não é mesmo? Aproveite nossas dicas e realize seu casamento dos sonhos com essa linda opção.

 

Share Button