Dicas para limpar e guardar suas joias perfeitamente

Para manter suas joias em perfeito estado por mais tempo, alguns cuidados com a limpeza e organização das peças são fundamentais. Não se preocupe! Esta tarefa é mais fácil do que você imagina. Para dar uma mãozinha, selecionamos alguns cuidados simples para que você aprenda a limpar e guardar as suas joias mantendo-as sempre bonitas: […]

Publicado 7 de novembro de 2013

Limpar-Joia

Para manter suas joias em perfeito estado por mais tempo, alguns cuidados com a limpeza e organização das peças são fundamentais. Não se preocupe! Esta tarefa é mais fácil do que você imagina. Para dar uma mãozinha, selecionamos alguns cuidados simples para que você aprenda a limpar e guardar as suas joias mantendo-as sempre bonitas:

Peças em prata, como limpá-las:

É comum às joias de prata o escurecimento. Isto se deve à oxidação do metal, que ocorre mesmo em peças que nunca foram usadas. Não se preocupe! A parte afetada é apenas a camadas superior e não compromete qualidade da joia. Este fator está ligado ao processo produtivo da peça, que recebem componentes chamados de liga, responsáveis por dar solidez à joia.

Para fazer a limpeza destas peças não há segredo. Pastas e líquidos para executar a tarefa são facilmente encontrados no mercado. Contudo, apesar destes produtos clarearem a joia imediatamente, o objeto voltará a escurecer em pouco tempo devido a oleosidade destas soluções.

Mais baratas, as soluções caseiras são também as mais eficientes. Caso a peça tenha uma camada de verniz, uma flanela seca e macia resolve. Do contrário, o uso de polidores de metais é permitida. Para tal, aplique uma fina camada, friccione e, após seco, retire o produto com um pano flanelado.

Uma solução que certamente você terá em casa combina água e sabão de coco. Coloque meio copo de água na chaleira, acresça um terço de sabão de coco e coloque-a para ferver. Quando as borbulhas aparecerem, insira suas joias de prata no recipiente e deixe-a no fogo por mais 5 minutos .Deixe-as esfriar e, em seguida, coloque as pratas dentro de um copo com água fria. Para finalizar seque bem as joias com uma flanelinha limpa.

Para dar brilho às peças, esfregue-as com pasta de dente (isso mesmo!). Quando estiverem brilhando, lave-as com água morna e seque com um pano macio. Jamais utilize esponjas de aço ou quaisquer outros materiais abrasivos.

Limpeza em peças de ouro, como fazê-la:

As joias em ouro podem escurecer por malcuidados como: constância do contato da peça com a água e sabonete, que embaça a joia com o passar do tempo, e produtos químicos como cloro, materiais de limpeza, cosméticos em geral e – pasmem!- até mesmo perfumes; resíduo de ácidos utilizados na produção do objeto. Além disso, o uso de alguns medicamentos específicos ou elevada taxa de ácido úrico no seu organismo também ocasionam o escurecimento.

Assim como as peças em prata, existem produtos específicos para limpar joias em ouro. Mas as opções caseiras também caem muito bem! Mergulhe-as em álcool em gel por uma hora. Em seguida, retire as peças e lave-as em água corrente. Outra opção bastante prática é a limpeza com detergente. Coloque o produto, misturado com água, em um pano macio e esfregue a joia até limpá-la. Lave em água corrente e seque bem!

A organização de suas joias conta muito para a conservação

Tão importante quanto manter suas joias limpas é tê-las organizadas. Devido à fragilidade das peças, elas exigem cuidados. Por isto, se possível, tente mantê-las em suas caixinhas originais. Caso o volume não agrade, opte pela compra de um porta-joias, que possui divisórias específicas para evitar o atrito entre as peças.

Você pode usar uma caixa convencional para guardá-las. Contudo, separe-as em sacos plásticos distintos e bem vedados. Isto ajuda a conservar as peças sempre brilhantes.

Ao organizar suas joias fica muito mais rápido encontrar a peça que você deseja na hora de se arrumar, além de ajudar na conservação. Portanto, sempre que possível, reserve uma horinha para organizar suas joias e veja como você vai ganhar tempo na hora de se produzir!

E você, conhece algum outro segredo para manter joias limpas, bonitas e com brilho? Conte para a gente nos comentários!

Share Button