Devemos usar óculos de sol para dirigir em dias de chuva?

Sim, parece uma dica bastante estranha, quando a ouvimos sobre ela pela primeira vez, mas confira a explicação do Orion Ponsi: “Com certeza você já enfrentou aqueles dias de chuva em que sobe aquela névoa esbranquiçada que diminui consideravelmente a visão. (…) Aquela névoa, durante o dia, é o reflexo da luz nas gotículas de […]

Publicado 10 de agosto de 2015

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Sim, parece uma dica bastante estranha, quando a ouvimos sobre ela pela primeira vez, mas confira a explicação do Orion Ponsi:

“Com certeza você já enfrentou aqueles dias de chuva em que sobe aquela névoa esbranquiçada que diminui consideravelmente a visão. (…) Aquela névoa, durante o dia, é o reflexo da luz nas gotículas de água, que reproduz o mesmo efeito do sol sobre os olhos, efeito este que dificulta a visão pela retração da retina, o mesmo efeito também se observa quando a pista está molhada e o reflexo de luz é muito intenso.
Então, o uso de óculos de sol irá tornar os objetos mais definidos, se você tiver um óculos de sol polarizado melhor ainda, o seu uso irá reduzir a intensidade da luz sobre os olhos, a visão será mais eficiente pelo relaxamento da retina o que tornará a condução mais segura.”

Confira o comentário técnico do oftalmologista Dr. Ricardo Guimarães, sobre o assunto:

“É verdade! Mas atenção. Você vai ver bem melhor objetos em movimento, mas os objetos parados você vai ver pior. Este é um fenômeno curioso, não explicável pela lógica pela qual nós, os oftalmologistas, entendemos a visão (sistema único), mas hoje já temos vários trabalhos científicos produzidos pela neurociência mostrando o porquê.

Quando você faz  um exame oftalmológico, seu oftalmologista geralmente usa um teste de letras ou números para saber qual a menor letra ou número você consegue ler. Se você conseguir ver a menor delas, ele diz que sua visão é 20-20, que é considerada “visão normal”. Na verdade este teste mede apenas sua discriminação visual e você poderá pesquisá-la na  web  como “acuidade de vernier” que é medida por um “teste de Snellen”. Estamos fazendo este mesmo teste há mais de 150 anos. Continua sendo um bom teste, muito útil na prescrição de óculos, mas não nos permite afirmar que a visão seja normal apenas por ele. Seria como avaliar uma orquestra pelo toque do violinista. Este teste mede apenas nossa capacidade de discriminação visual estática.

Nós, os oftalmologistas, estudamos apenas a visão estática, não nos interessamos por outros estudos como, por exemplo, pela visão dinâmica, de movimentos. Apesar de ela ser a mais importante para examinar a visão de um desportista ou de um motorista, sua avaliação não é usada pelos treinadores desportivos ou requerida pelo Detran.

Nós não temos apenas um sistema visual, na verdade temos hoje reconhecidos 39 subsistemas de processamento visual que funcionam de forma independente e em paralelo. (Nona 2009). Você pode ter defeito em um subsistema ou suprimi-lo e ainda manter os outros funcionando normalmente ou, como é o caso do uso dos óculos escuros à noite, até mesmo melhorá-lo. Vou te dar um exemplo de outros subsistemas. Lembra do lusco-fusco das 6 horas na boca da noite quando começa a escurecer e você fica confuso, não sabe se acende ou não os faróis? Naquela hora os dois sistemas estão competindo e para melhorar você precisa desligar um. Chegando a noite você estará desligando seu sistema fotóptico (visão do dia) e ligando o sistema escotópico de visão noturna, a visão melhora novamente. A visão melhora porque você passou a usar apenas um sistema.

Quando você coloca os óculos escuros à noite, com chuva, a visão de detalhes está prejudicada pela chuva, você suprime o sistema Parvocelular responsável pela aquisição de imagens de detalhes em alto  contraste  e paradas (menos importante na chuva) e estimula o sistema Magnocelular responsável pelas imagens em movimento e, em baixa iluminação, baixo contraste e em movimento. Você cria também uma melhor adaptação ao escuro aumentando a sensibilidade dos seus olhos. As formas em movimento (que são as que te interessam nesta hora) ficam mais bem definidas. A lente escura funciona como um  filtro  grosseiro.”

Atenção ao aviso do oftalmologista: “Não faça isto pela primeira vez dirigindo em situação arriscada. Você precisa treinar porque é necessário aprender a usar visão com óculos diferentes e eventualmente por causa de outras alterações de sua visão, isto pode não ser tão vantajoso para você. Visão, assim como a fala e a marcha, é um processo aprendido. Lembre-se de que quando você coloca óculos de grau pela primeira vez a referência dos objetos é modificada e seria um tanto arriscado você mudar a sua visão enquanto está dirigindo sem antes testar em condições seguras.”

Fonte: <http://seligabrasil.bligoo.com/content/view/643961/Sobre-dirigir-noite-com-oculos-escuros.html#.VcjlI_lViko> Acesso em:10/08/2015 às 15:15

 

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