Como saber se estou pagando um preço justo por uma joia?

Na hora de comprar uma joia sempre tem alguma que nos chama mais a atenção. O design é lindo. Ela parece perfeita. Mas o preço… Será que você está pagando um valor realmente justo por ela? Para responder a essa questão, confira algumas dicas que podem te ajudar antes de fechar a compra. Analise a […]

Publicado 24 de janeiro de 2014

Joias

Na hora de comprar uma joia sempre tem alguma que nos chama mais a atenção. O design é lindo. Ela parece perfeita. Mas o preço…

Será que você está pagando um valor realmente justo por ela? Para responder a essa questão, confira algumas dicas que podem te ajudar antes de fechar a compra.

Analise a quantidade de ouro

O valor da joia vai ser diferente de acordo com a quantidade de ouro que ela apresentar (a prata, por exemplo, é mais em conta). O mais comum são as peças de 18 quilates – mas você também encontra a inscrição 750. Isso porque levará para casa uma peça com 75% do metal puro.

Já as joias de 14 quilates devem apresentar um preço bem menor, já que possuem menos ouro puro em sua composição. Por outro lado, as de 24 quilates, com mais presença do metal, têm valor superior, mesmo sendo mais maleáveis e fáceis de quebrar. A dica é tentar encontrar um preço justo para o ouro 18k, o mais comum e durável.

Avalie o design

Além de avaliar a quantidade de metal nobre, para saber se o valor da peça é justo, será necessário considerar o design da peça. Se você está encomendando uma peça exclusiva, muito provavelmente pagará um valor mais alto do que se tivesse escolhido uma da vitrine. Em geral, quanto mais simples for o modelo, maior a probabilidade de custar menos.

Joias de marcas e designers mais famosos também costumam ter um preço elevado, não pela qualidade diferenciada, mas pelo valor intangível que o desejo daquele nome gera sobre a peça.

Pedras preciosas

Se a joia escolhida tiver rubis, ametistas ou qualquer outra pedra preciosa, o preço provavelmente será mais alto, afinal, esses detalhes valorizam e embelezam as peças.

No caso do diamante, fique ainda mais atento. Preste atenção na gramatura – a quantidade – e no reflexo, que deve ser acinzentado e não colorido como muitos pensam.

Certificado e garantia

Se a joia que está adquirindo não possui garantia, é melhor ter cuidado. As grandes joalherias, em geral, concedem o certificado, que te assegura a possibilidade de troca. Essa é também  mais uma maneira de saber se a loja é realmente confiável e, além disso, se o preço é justo.

Pesquise bastante

Para saber se esta pagando um valor justo pela joia, você deve pesquisar e se informar bastante. Mesmo que não encontre a mesma peça em várias joalherias, procure por similares.

Dessa forma, você também avaliará se vale a pena ou não comprar em determinado lugar. Não se deixe enganar: se a peça que está vendo em uma loja for muito mais cara que nas outras, pergunte o porquê de tanta diferença.

Depois de todas essas dicas, analise com cuidado os modelos e valores de cada peça antes de fechar a compra. A quantidade e qualidade do metal, o design, os detalhes e o certificado de garantia devem ser os principais aspectos a ser levados em conta. É dessa forma que você vai saber se está adquirindo uma joia com o preço justo, ou não.

E aí, gostou das nossas dicas? Agora ficou mais fácil verificar se o valor pago por uma joia é justo, não é verdade? Não deixe de ficar ligado em nosso blog para mais dicas, curiosidades e informações!

Share Button