Como saber se estou comprando uma aliança de qualidade

Comprar as alianças é um dos momentos mais importantes para o casal. Afinal, trata-se de um símbolo da união, uma joia para durar a vida inteira. Por isso, nessa hora, é sempre bom manter a atenção redobrada para não se arrepender depois. Vocês já escolheram o modelo, o metal, a espessura. Agora fica a dúvida: […]

Publicado 21 de novembro de 2013

aliancas

Comprar as alianças é um dos momentos mais importantes para o casal. Afinal, trata-se de um símbolo da união, uma joia para durar a vida inteira. Por isso, nessa hora, é sempre bom manter a atenção redobrada para não se arrepender depois.

Vocês já escolheram o modelo, o metal, a espessura. Agora fica a dúvida: será que estamos fazendo um bom negócio? Será que essa joia é realmente de qualidade? Calma, existem alguns indícios que podem te ajudar!

Leve o preço em consideração

A aliança é uma joia, não bijuteria. Por isso o preço é sim mais elevado. Portanto, desconfie se você encontrou uma peça com valor muito inferior ao que é normalmente encontrado no mercado. Pode ser que a gramatura do metal não corresponda ao indicado, por exemplo.
A joia de qualidade costuma ser mais cara. Se você optar por uma aliança com brilhantes por exemplo, tenha em mente que irá gastar bem mais do que com um modelo simples, sem detalhes.

No caso do ouro, prefira as de 18k

Se você optou pela aliança clássica de ouro amarelo, prefira as de 18k (750). Você estará levando para casa uma peça que contém 75% do metal puro. Isso significa que vão durar por muito mais tempo.
As de 14k são mais em conta, porém, possuem uma quantidade bem menor de ouro. Já as de 24k, apesar de serem mais puras são muito maleáveis e, portanto, menos resistentes.

Atenção também com alianças de platina

As alianças de platina costumam ser super resistentes e mais caras também. Para saber se está fazendo um bom negócio, assim como o ouro, é bom ficar atento a gramatura.
O ideal é comprar alianças de 950 de pureza. Isso significa que a peça contém 95% de platina e o restante de outras ligas. Joias feitas com esse metal costumam ser mais pesadas, em comparação ao ouro. Fique de olho!

E quando a aliança tem brilhantes?

O primeiro passo é perguntar se a pedra se trata de uma lapidação do diamante (brilhante) ou Zircônia cúbica, que é sintética, mas bastante semelhante. O preço será o primeiro indício de que você pode estar levando uma por outra, já que a segunda é mais em conta.
Experimente segurar a aliança em baixo de uma luz clara e bem suave. Gire a aliança de um lado para outro, sempre de olho na pedra. A zircônia vai brilhar mais do que o diamante devido aos feixes coloridos, denominados dispersão. O teste não é 100% , mas ajuda!

Observe todos os detalhes

Ao comparar a aliança repare em todos os detalhes. Peso, brilho e, principalmente se a joia traz a especificação da quantidade de ouro impressa em alguma parte do anel. Olhe com cuidado! Se for de 18K, por exemplo, provavelmente terá a inscrição 750.
Observe se a peça não está riscada e preste atenção nas bordas para ver se o acabamento é de qualidade.

Fique de olho no certificado

Confira o certificado para ter certeza de que todas as especificações estão corretas. Nunca compre uma joia sem o comprovante e a garantia. Se com o tempo a peça danificar, será a única forma de reparar o problema.
Depois de todas essas dicas, escolha o modelo que mais combine com o casal! Para ajudá-lo nesta tarefa, confira o nossas dicas para escolher alianças de compromisso ou de noivado!

Share Button