Como remover arranhões no vidro do meu relógio?

Você pode ser a pessoa mais cuidadosa do mundo. No entanto, uma hora pode ser que, com o uso diário, o seu relógio sofra com algum arranhão na pulseira ou no vidro que protege o visor. Se isso acontecer nem pense em se desfazer da peça ou deixá-la em um canto guardada até que possa […]

Publicado 27 de dezembro de 2013

Relógio

Você pode ser a pessoa mais cuidadosa do mundo. No entanto, uma hora pode ser que, com o uso diário, o seu relógio sofra com algum arranhão na pulseira ou no vidro que protege o visor.

Se isso acontecer nem pense em se desfazer da peça ou deixá-la em um canto guardada até que possa levar em uma relojoaria. Existem algumas dicas caseiras que vão ajudar a minimizar o problema.

O primeiro passo, porém, é saber de qual material é feito esse vidro. Isso mesmo. Em muitos modelos o protetor do visor é de acrílico, por exemplo. Como cada um deles exige cuidados diferentes é imprescindível que você saiba com que produto está lidando.

Os tipos de vidro

Os três tipos mais comuns de vidros para relógios são o acrílico, o mineral e o de safira. O primeiro, obviamente, é o mais barato. É resistente a quebra, mas não muito aos riscos. Geralmente está presente nos modelos infantis.

Já o vidro mineral é um dos mais utilizados no mercado, sendo bem resistente aos riscos. No entanto, quando quebra pode causar um dano maior ao relógio.

Por fim, o de safira é o tipo mais resistente de todos. É até capaz de riscar superfícies. As marcas mais renomadas do mercado utilizam esse material com frequência.

Depois de conhecer a diferença entre os tipos de vidro agora é hora de saber como se livrar dos indesejáveis arranhões.

Posso cuidar disso em casa?

O primeiro passo é identificar se os arranhões são mais superficiais ou muito profundos. Caso o dano seja grande demais e o relógio tenha o vidro de safira, o ideal é mesmo tentar o contato com a relojoaria que terá os produtos mais adequados para eliminar os riscos com eficácia.

No entanto, você pode tentar dar um jeitinho em casa, com uma flanela bem macia. Pelo menos vai garantir um brilho a mais até que você entre em contato com um profissional.

No caso do acrílico

Se você quer resolver logo o problema e sabe que a superfície do seu relógio é de acrílico, então existe um procedimento bastante fácil de realizar. Primeiro limpe-o com a flanela um um espanador. Perceba que vai tirar um pouco das marcas de digital, gordura ou outros resíduos.

Na sequência use um pano bem macio e que não solte qualquer fiapo, umedecido com água e sabão neutro. Cuidado para não exagerar pois você pode estragar a peça. De forma alguma utilize produtos de limpeza abrasivos como solventes, álcool ou tíner.

Após a limpeza é hora de polir para tirar os riscos. Primeiro utilize uma lixa – dessas que retiram o excesso de tinta das paredes – mais grossa (320). Faça movimentos circulares com ela, mas sem exagerar na pressão.

Depois que o visor estiver todo esbranquiçado, pegue outra lixa, bem fininha e passe por cima novamente. Em seguida, coloque um pouco de produtos específicos para polimento que você encontra em supermercados, em uma flanela.

Esfregue a superfície do relógio nesse pano. Depois passe outra flanela limpa por cima, para dar brilho. Lembre-se: não tente esse mesmo procedimento nos vidros de safira e mineral.

Para safira

Se quiser dar um jeitinho de eliminar os riscos do vidro de safira do seu relógio então compre um pano de microfibra, bem suave. Você pode encontrar esse produto em revendedoras especializadas na internet. É importante que seja um tecido específico, já que outros podem danificar ainda mais a peça.

Com o seu pano a mão esfregue-o na superfície do vidro com todo o cuidado, em movimentos circulares. Nesse caso evite o uso de produtos de limpeza pois podem ser danosos ao material de safira.

O mesmo valerá para o vidro mineral.

Se ainda assim você não conseguir resolver o problema a ideia é recorrer a um profissional, como já foi dito anteriormente. Mas lembre-se, cuidado para não bater o relógio ou entrar em contato com produtos que possam danificá-lo. Mantenha-o sempre limpo e assim terá uma peça que vai durar por muito mais tempo.

Share Button