Como organizar o amigo secreto | Gold Finger

O amigo secreto ou amigo oculto é uma brincadeira tradicional nas festas de confraternização de fim de ano da empresa, entre amigos ou nos natais em família. Quando entra o mês de dezembro, pode ter certeza que a temporada de amigos secretos está aberta! DE ONDE VEM O AMIGO SECRETO? Não se sabe ao certo […]

Publicado 30 de novembro de 2016

Gift

O amigo secreto ou amigo oculto é uma brincadeira tradicional nas festas de confraternização de fim de ano da empresa, entre amigos ou nos natais em família.

Quando entra o mês de dezembro, pode ter certeza que a temporada de amigos secretos está aberta!

DE ONDE VEM O AMIGO SECRETO?

Não se sabe ao certo onde surgiu a brincadeira, mas acredita-se que o amigo secreto tenha nascido entre o povo nórdico. Entretanto, essa atividade também apresenta características de tradições e costumes pagãos.

Sabe-se que o amigo secreto foi popularizado por volta da Crise de 1929, que deixou o mundo inteiro numa grande recessão econômica e que terminou apenas com a Segunda Guerra Mundial.

Nesta época o amigo secreto se tornou popular porque as pessoas não tinham dinheiro para presentear todos os familiares e amigos. Assim sendo, faziam a brincadeira para que não faltassem presentes a nenhum ente querido.

MAS VOCÊ SABE ORGANIZAR UM AMIGO SECRETO?

Não é preciso muito esforço para organizar um amigo secreto.

Primeiramente você deve definir junto aos seus colegas ou familiares como vai ser a brincadeira.

Existem muitos tipos de amigos secretos:

#1 Amigo Temático

No Amigo Temático você define os presentes que devem ser comprados, para que assim não haja dúvidas entre os participantes.

Uma ótima opção é fazer um amigo secreto só do tema óculos, ou joias e relógios. São presentes que todos gostam de ganhar e ninguém sai perdendo.

#2 Inimigo Secreto ou Amigo da Onça

O Inimigo Secreto é uma brincadeira divertidíssima, que tem como objetivo comprar um presente que seu amigo não irá gostar. Os presentes podem ser baratinhos e, com isso, você aproveita a oportunidade para dar aquela ‘zoadinha’ básica no seu colega.

#3 Amigo Ladrão

No Amigo Secreto Ladrão você deve comprar o presente que deseja ganhar e embrulhar de forma que ninguém possa descobrir o que tem dentro do pacote.

Todos colocam seus presentes em uma mesa e depois disso realiza-se um sorteio. Quem tirar o número 1, pode escolher primeiro o presente que quer ganhar. Depois, sucessivamente, cada pessoa escolhe um presente ainda fechado da mesa, ou o presente aberto que o colega já escolheu.

Para evitar brigas por um único presente, pode-se estipular um número limite de trocas por pessoa.

#4 Amigo Econômico

O formato ideal para as pessoas que estão sem dinheiro, mas querem confraternizar com a família, com os amigos ou colegas de trabalho, a solução é o Amigo Econômico.

O valor dos presentes deve ser simbólico, variando por exemplo entre R$ 1,99 a R$ 5,00. Neste caso, o mais recomendado é comprar um presente unissex, pois geralmente o sorteio é realizado no dia da brincadeira.

Depois de definir qual o tipo de amigo secreto (se não for o Amigo Ladrão ou o Amigo Econômico), basta reunir as pessoas e sortear os famosos papeizinhos com nomes, ou até mesmo através de aplicativos ou sites que já fazem esse serviço para você.

Gostou deste post? Tem alguma dúvida ou sugestão?

Deixe seu comentário!

Share Button