Como manter o meu relógio sempre em bom estado?

Os relógios são peças muito úteis, não só por serem acessórios belos e marcantes, mas também por mostrarem as horas e outras funções que contribuem no dia a dia. Por isso, são um grande investimento. Quer saber como mantê-lo sempre em bom estado e ter um bem duradouro? É fácil! Siga as ótimas dicas que […]

Publicado 6 de janeiro de 2014

relogio

Os relógios são peças muito úteis, não só por serem acessórios belos e marcantes, mas também por mostrarem as horas e outras funções que contribuem no dia a dia. Por isso, são um grande investimento. Quer saber como mantê-lo sempre em bom estado e ter um bem duradouro? É fácil! Siga as ótimas dicas que selecionamos:

Limpeza frequente

Após o uso, o relógio pode acumular sujeira. Esses resíduos podem acabar danificando o material, ou até mesmo causar irritação na sua pele! Por isso, devem ser removidos com frequência. Utilize água e sabão ou álcool para limpar as pulseiras, e esfregue a sujeira com uma escova de cerdas macias. Em grande parte dos casos, um pano úmido resolve. Tenha esta dica sempre como primeira opção.

Evite mantê-lo próximo a campos magnéticos

Deixar os relógios próximos ao magnetismo forte pode alterar sua mecânica e causar problemas como o atraso ou adiantamento das horas. Para evitar esses problemas, não deixe-os próximos a aparelhos eletrônicos como alto-falantes e televisores.

Resistência à água, mas nem tanto

Não é porque o seu relógio é à prova de água que você pode mergulhar na piscina ou tomar banho com ele! Você deve ficar atento à quantidade de bares (3, 5, 10 ou mais) que o seu modelo suporta e saber que quantidade de água ele aguenta. Essa informação normalmente vem gravada no produto. Não manuseie botões dentro da água e certifique-se de que a coroa esteja bem parafusada ou na posição mais rente ao relógio, para que não entre água. Evite também que entrem em contato com água termal.

Longe dos produtos químicos

Evite que seu relógio entre em contato com substâncias químicas ou gases. Até mesmo cosméticos e detergentes podem ser prejudiciais, como sabonetes, shampoos, hidratantes e protetor solar. Por isso, mesmo sendo à prova de água, evitar o contato é sempre bom. Após o banho de mar ou piscina, lave o sal ou cloro com água corrente.

Temperatura interfere

Você deve prestar atenção para não deixar seu relógio exposto a temperaturas muito altas ou muito baixas por um longo período. Isso pode danificar o mecanismo ou a pilha, ou ainda evaporar os lubrificantes do seu interior. Certifique-se de que a temperatura esteja acima de 5°C e abaixo de 35°C . Cuidado com saunas e praias.

Choques excessivos

É sempre bom evitar choques excessivos, certo? Evite batidas fortes, quedas e riscos em superfícies duras ou ásperas. Tome cuidado se for praticar algum esporte, já que as chances de ocorrer esse tipo de dano é maior – para isso, prefira peças adequadas à prática de esportes.

Revisão – sim, o seu relógio também precisa!

Por ser um aparelho mecânico, o relógio necessita de lubrificação e ajustes de tempos em tempos. O óleo é muito importante para que todas as peças funcionem perfeitamente e não se desgastem rápido. Portanto, tenha certeza de que ele seja reposto. Algumas peças pequenas no interior do relógio podem se desgastar com o tempo e até parar de funcionar, sendo necessárias eventuais trocas. A limpeza no interior do relógio também é feita durante a revisão e garante sua funcionalidade. Troque a bateria a cada 3 anos ou conforme for necessário, dependendo do modelo do seu relógio – mas certifique-se de que esta alteração seja feita de forma correta, em um local especializado. Assim que o relógio parar, troque imediatamente a bateria para evitar que ela se deteriore e danifique o mecanismo.

Não hesite em procurar o fabricante no caso de problemas com seu relógio, especialmente se ainda estiver na garantia! Cuide bem da sua peça e tenha certeza de que ela estará com você por muito tempo.

Share Button