Como escolher os óculos de sol ideais para o formato do meu rosto?

Achar os óculos de sol ideais pode ser uma tarefa difícil. Quando vamos às compras, muitas vezes nos deparamos com inúmeros modelos. Experimentamos o da amiga ou compramos aquele que achamos ser o mais bonito, mas é raro quando encontramos os que nos encantam totalmente, certo? Isso acontece porque o modelo que chama a sua […]

Publicado 8 de janeiro de 2014

oculos-de-sol

Achar os óculos de sol ideais pode ser uma tarefa difícil. Quando vamos às compras, muitas vezes nos deparamos com inúmeros modelos. Experimentamos o da amiga ou compramos aquele que achamos ser o mais bonito, mas é raro quando encontramos os que nos encantam totalmente, certo? Isso acontece porque o modelo que chama a sua atenção pode não ter o formato adequado para o seu rosto.

Ele pode ser do estilo que está na moda, mas pode não ser o que fica melhor em você. Levando em conta o formato do seu rosto, é possível encontrar modelos que mais combinam com você. Quer saber como escolher os óculos de sol perfeitos para você? Confira nossas dicas:

Para o rosto Oval

O rosto oval é o formato mais democrático de todos. Como já é um tipo de rosto equilibrado e não possui nenhum ângulo marcante, aceita praticamente qualquer formato de óculos. Portanto, se você tem o rosto oval, tirou a sorte grande. Você só deve evitar os óculos muito pequenos, que poderão deixar seu rosto muito fino.

Os ideais para os rostos arredondados

Esse tipo de rosto fica melhor com modelos retangulares, quadrados e estilos mais horizontais, já que essas armações conseguem afinar os traços e quebrar o arredondado excessivo. Evite óculos muito redondos ou ovais, que acentuarão ainda mais o formato. Se quiser um modelo que seja mais redondo, prefira aqueles que ainda assim tenham algum ângulo que se sobressaia, como os que possuem uma linha contínua na parte de cima da armação. Isso harmonizará o seu rosto. O ideal é chamar atenção para a parte de cima da face, o que acaba alongando o formato de sua face.

Suavidade para o rosto quadrado

O rosto quadrado, por sua vez, possui ângulos fortes. Por isso, os óculos ideais são os redondos e ovais, que suavizam esses traços marcantes. Como o maxilar é bem acentuado neste modelo de rosto, prefira modelos com mais detalhes na parte de cima, como os de armação colorida ou até mesmo o modelo de gatinho.

Equilíbrio no rosto triangular

Este formato de rosto, também chamado de formato coração, é mais volumoso na parte de cima, e o maxilar é bem fino e o queixo pontudo. Para equilibrar, prefira óculos ovalados e que tenham a parte inferior apontando para fora. A intenção é tentar preencher o vazio da parte de baixo do rosto a fim de harmonizá-lo. Modelos mais estreitos também são uma boa pedida, já que afinam a parte superior do rosto e ressaltam o maxilar, dando a impressão de que ele é maior. Os modelos retangulares ou o de gatinho também ficam bons nesse formato, já que chamam a atenção para a parte dos olhos e acabam disfarçando a falta do maxilar. Apenas evite modelos muito largos, que irão aumentar ainda mais a parte superior do rosto.

Outras dicas também podem ser levadas em conta na hora de comprar o seu modelo. Se o seu rosto já é muito grande, prefira os óculos que não ultrapassam a linha lateral do rosto. Já os rostos muito finos podem ficar mais equilibrados com modelos mais largos. O equilíbrio entre os traços do seu rosto e as linhas dos óculos é o que fará toda a diferença.

Com essas dicas você já sabe quais modelos procurar e está preparado para escolher os seus óculos de sol. Boas compras!

Share Button