Aliança de compromisso – dicas para você escolher a sua!

Escolher as alianças de compromisso é uma tarefa difícil, tanto pela importância que a joia tem na vida de um casal quanto pelo desafio de conciliar gostos de pessoas diferentes em uma única peça. Pensando nisso resolvemos dar algumas dicas para ajudá-lo na hora de procurar o modelo ideal para você e para o seu […]

Publicado 26 de novembro de 2013

aliancas

Escolher as alianças de compromisso é uma tarefa difícil, tanto pela importância que a joia tem na vida de um casal quanto pelo desafio de conciliar gostos de pessoas diferentes em uma única peça. Pensando nisso resolvemos dar algumas dicas para ajudá-lo na hora de procurar o modelo ideal para você e para o seu amor:

Defina seu orçamento

O primeiro passo para começar a busca pelas alianças perfeitas é definir o seu orçamento. Estabeleça um valor aproximado que você está disposto a pagar pelas joias e se baseie nele quando for procurar por modelos nas lojas. São muitos modelos, nos mais variados estilos e preços, e ter uma faixa de valor vai ajudar bastante na busca. Tenha em mente que as alianças vão acompanhar o casal por muito tempo e serão uma peça de uso diário, então nada de comprometer a qualidade das peças para economizar, ok?

14, 18 ou 24 k?

O ouro é um material muito durável, não enferruja ou muda de cor. Além disso, ele também é bem maleável, o que permite que seja moldado em qualquer formato, com riqueza de detalhes. Mas toda essa maleabilidade não é assim tão boa quando queremos uma joia dura e resistente, e por isso ele geralmente vem associado a ligas, que conferem mais rigidez às peças. A proporção dessas ligas que são comumente registradas nas formas de 14, 18 ou 24 k.

As joias de 14k não são muito comuns no Brasil, e apesar de duráveis, contém muito pouco ouro, o que diminui o seu valor. Já as de 18 k são as mais comuns por aqui e tem uma boa proporção de pureza e rigidez. As joias de 24 k são 100% puras, não têm liga alguma e por isso são mais caras e menos resistentes.

Para uma aliança, que é algo que será usado por muito tempo e, por isso, precisa ser durável, o ideal é que ela seja de 18k, mas isso pode variar de acordo com as necessidades do casal. O importante é ter essas propriedades em mente quando for escolher a sua.

Conforto também é importante

Outra coisa importante de se saber é que não é só a estética que muda de um modelo para outro. A anatomia da peça também é um importante ponto a se levar em consideração na hora de escolher o seu modelo. Algumas alianças têm um formato conhecido como anatômico, que é arredondado no interior e proporciona maior conforto para quem usa.

Nem todos os designs disponíveis no mercado são anatômicos e nada impede que você escolha uma joia que não tem essa propriedade, pois muitas pessoas não sentem incômodo algum ao usarem anéis, especialmente as que já tem esse costume. Mas um modelo mais confortável é um fator importante se você nunca se deu bem com esse tipo de joia ou se incomoda em usar acessórios por muitas horas. Faça um teste com um anel comum, se ao final do dia você estiver se sentindo incomodado, uma aliança anatômica é uma opção a se considerar.

Ouro branco, amarelo ou vermelho?

A cor mais tradicional para as alianças de casamento e noivado é a dourada, enquanto para as alianças de compromisso o prateado é mais usado. Contudo, cada vez mais os casais vêm quebrando esses padrões e optando pelas cores que mais lhes agradam. Outra opção interessante é mesclar duas ou até três tonalidades. Não podemos deixar de considerar também a utilização de diferentes metais além do ouro, como o aço, muito usado nas alianças de namoro. Repare se seu par costuma dar preferência para alguma tonalidade e procure harmonizar a joia com as preferências do casal.

O modelo ideal

Finalmente chegou a hora de procurar aquele modelo que mais combina com você. Mas espera ai, com você ou com o casal?

Encontrar algo que agrade aos dois é um dos maiores desafios na escolha das alianças, principalmente quando o casal tem gostos muito distintos. Nesses casos, o melhor é levar um modelo clássico, que seja atemporal e sem muitos detalhes extravagantes, já que o básico costuma agradar uma quantidade maior de pessoas.

Se ambos têm estilos mais ousados e querem uma joia mais original, que saia do lugar-comum das alianças, modelos modernos e diferenciados não vão faltar. Se você optar por uma surpresa e não puder perguntar ao seu amor quais modelos agradam mais, observe o estilo das joias e acessórias que ele costuma usar e conte com a ajuda de amigos e parentes para te ajudarem a equilibrar o seu gosto com o da outra pessoa.

E aí, já consegue imaginar como vai ser a sua? Conte para a gente qual o seu modelo preferido aqui, nos comentários!

Share Button