Aliança de compromisso – 8 dicas para você escolher a sua!

Há várias maneiras de firmar um compromisso com a pessoa amada. Muitos casais acreditam que a melhor forma de concretizar isso é através das alianças, símbolo de cumplicidade, comprometimento e união entre pessoas. Se você acha que está na hora de assumir o relacionamento diante de todo mundo e ter uma prova do seu amor, […]

Publicado 9 de outubro de 2013

Há várias maneiras de firmar um compromisso com a pessoa amada. Muitos casais acreditam que a melhor forma de concretizar isso é através das alianças, símbolo de cumplicidade, comprometimento e união entre pessoas.
Se você acha que está na hora de assumir o relacionamento diante de todo mundo e ter uma prova do seu amor, que tal usar uma aliança de compromisso? Siga as nossas dicas para escolher as alianças que mais combinam com a personalidade e história do casal!

Quando é o momento de usar a aliança de compromisso?

A aliança de compromisso é considerada uma forma de demonstrar que os namorados têm boas intenções e vontade de preservar a relação, apesar de não ser um momento propício para se casar. A aliança é normalmente utilizada quando o casal completa um ano de namoro, mas isso não é uma regra. O mais importante é desejar usá-la.

A aliança de compromisso deve ser de ouro ou de prata?

É costume diferenciar a aliança de compromisso da aliança de noivado e portanto, ela deve ser de prata ou aço. Mas hoje em dia estas regras estão bem flexíveis, o que permite mais opções na escolha do anel.
Além disso, o custo de uma aliança de prata é menor e a economia pode ser direcionada para a aliança de noivado ou casamento, se o casal já estiver pensando nisso.

As alianças não precisam ser iguais

Não é necessário que as alianças sejam iguais, a aliança feminina pode ter detalhes sutis que a diferenciam da aliança masculina. Pode ser uma pedra enfeitando o centro do anel, um detalhe cravado em alguma cor de sua preferência ou o que a imaginação permitir.

Dê preferência para as alianças confortáveis

Você sabia que existem alianças anatômicas? Elas são muito mais confortáveis por apresentarem seu diâmetro interno levemente arredondado. Com isso, a joia não aperta o dedo, proporciona maior conforto e não afeta as tarefas de quem a utiliza todos os dias.

A escolha do acabamento

Você pode optar por alianças polidas ou escovadas. As polidas possuem um acabamento mais brilhante e são mais tradicionais. Enquanto o segundo modelo tem como característica uma maior opacidade. Como são processos de acabamento, o casal pode modificar as alianças ao transformar as polidas em escovadas e vice-versa, através de um rápido fosqueamento ou polimento.

O que escrever na aliança

Não existe uma regra geral para isso. Há casais que optam por escrever o nome do companheiro na aliança, alguns escrevem o nome de ambos, outros a data do início do relacionamento e há ainda aqueles que preferem não gravar nada. Como a aliança de compromisso é menos formal, o casal pode até mesmo gravar um apelido carinhoso que costuma utilizar.

Escolha a aliança de acordo com o que você faz

De nada adianta escolher uma aliança com pedrarias se você realiza trabalhos manuais pesados. Escolha um modelo de aliança que seja prático e coerente com o seu dia-a-dia para que ela não seja danificada.

Como reconhecer a procedência do material

Se não quer usar uma aliança falsificada de prata, saiba que esse material brilha mais e é mais claro que as alianças de metal ou aço. Uma dica é passar a aliança em uma parede de gesso: se o gesso riscar, é prata, se não riscar, é uma falsificação.

Não se esqueça que o importante é selar o compromisso com amor e respeito. O anel é o símbolo disso e o casal deve escolher um par de alianças que esteja de acordo com o gosto de ambos para permanecer com elas por um bom tempo!

Share Button