5 dicas para escolher seus óculos novos

Seja para quem está acostumado a usar óculos, mas quer inovar na escolha, ou para quem vai usar óculos de grau pela primeira vez, a dúvida na hora de escolher o tipo de óculos certo é mais comum do que se imagina.

Publicado 2 de março de 2022

Seja para quem está acostumado a usar óculos, mas quer inovar na escolha, ou para quem vai usar óculos de grau pela primeira vez, a dúvida na hora de escolher o tipo de óculos certo é mais comum do que se imagina.

Se você já usa óculos há bastante tempo, já deve ter visto diversos tipos de óculos diferentes e muitas recomendações na hora de atualizar suas lentes.

Desde o formato da armação para seu tipo de rosto, até as especificações de cada modelo para o tipo de lente que você vai precisar, você já notou que escolher os óculos pode não ser uma tarefa tão fácil.

Por outro lado, se você não faz parte desse grupo e está vivendo a missão de escolher seus óculos pela primeira vez, deve ter essas e muitas outras dúvidas, certo? 

Ainda bem que a Gold Finger já tem mais de 35 anos de experiência e tradição nas melhores marcas e nas tendências do momento, e conta com profissionais capacitados para te ajudar a tomar a melhor decisão. 

Veja algumas dicas que nossa equipe de especialistas separou para ajudar a facilitar a sua escolha: 

  1. Como escolher as lentes dos seus óculos?

A princípio, pode parecer tudo a mesma coisa, mas as lentes podem ser fabricadas a partir de diferentes materiais, cada um com uma finalidade específica.

Então, para saber qual é o melhor tipo para a sua necessidade, listamos cinco desses materiais para você conhecer pouco sobre eles:

Lentes de vidro

Embora menos procuradas por serem mais frágeis, oferecem ótima acuidade visual, sendo indicadas para quem tem alto grau.

Esse tipo de material tem menos impurezas que as lentes de plástico, por exemplo.

Lentes de policarbonato

Sobretudo mais finas e resistentes, são bastante indicadas para produção de óculos para crianças ou para uso em armações que exigem a furação da lente para montagem.

Lentes de acrílico

Atualmente, são as mais procuradas, por serem leves e duráveis. 

Trivex

Leve e com ótima nitidez e alta resistência contra impactos e quedas.

Por isso, são bastante recomendadas para esportistas e crianças.

Resina

Indicadas para quem tem alto grau de miopia ou hipermetropia, as lentes de resina tem alto índice de refração, ao mesmo tempo em que garantem que com mais de 4 graus possam contar com lentes mais finas.

  1. Conhecendo o formato do seu rosto

Se a ideia é deixar o visual harmonioso e realçar a beleza, a regrinha básica dos tipos de rosto tem muito a ajudar:

Quem tem rosto oval, pode ousar na escolha de qualquer formato de armação.
Rostos quadrados pedem armações arredondadas e menores, que ajudam a equilibrar as proporções. 
Para rosto de formato triangular, prefira armações com formato arredondado.
Rostos redondos ficam mais finos com armações retangulares com linhas retas.
  1. Mais de uma utilidade na mesma peça

Assim como a correção da visão, você pode escolher lentes que ofereçam outros benefícios, como antirreflexo ou proteção UV, o que pode também ajudar a facilitar a adaptação aos novos óculos.

  1. O material da armação também é importante

A questão estética conta bastante na hora de escolher seus óculos, mas lembre-se de que a durabilidade, flexibilidade e resistência também contam muito:

Armações de acetato:

Bastante indicadas para lentes mais grossas e mais resistentes a deformações com o tempo de uso.

Armações de metal: 

Feitas de titânio, são mais estreitas e indicadas para lentes finas.

Armações maleáveis: 

Os modelos emborrachados são ideais para óculos infantis, pois duram mais e são maleáveis, com baixo risco de acidentes.

  1. Para quem fica muito tempo exposto às telas

Smartphone, tablet, computadores, TV, videogames e outros equipamentos eletrônicos emitem luz azul violeta, que é prejudicial para a saúde dos olhos. 

Para quem passa bastante tempo utilizando essas telas – o que é muito comum na atualidade – as lentes com filtro de luz azul são as mais indicadas.

Essas lentes também ajudam a evitar a visão embaçada, a fadiga ocular e as dores de cabeça depois de um dia de alta exposição. 

E os benefícios são tantos que esse tipo de lente vem sendo bastante utilizada por pessoas que não precisam de grau, mas passam bastante tempo em frente aos equipamentos eletrônicos, até mesmo as crianças. 

Share Button