10 dicas que você deve seguir para deixar suas joias sempre com cara de nova

É natural que, com o passar do tempo, as joias percam o brilho e fiquem com uma carinha apagada. O processo é inevitável, mas, tomando alguns cuidados e apostando em algumas técnicas você consegue deixar suas joias sempre com cara de nova. Confira as dicas: No dia-a-dia A primeira dica para manter suas joias impecáveis […]

Publicado 2 de dezembro de 2013

joia-sempre-nova

É natural que, com o passar do tempo, as joias percam o brilho e fiquem com uma carinha apagada. O processo é inevitável, mas, tomando alguns cuidados e apostando em algumas técnicas você consegue deixar suas joias sempre com cara de nova. Confira as dicas:

No dia-a-dia

A primeira dica para manter suas joias impecáveis é usá-las corretamente. Na hora de se vestir, é importante deixar a escolha dos acessórios por último. Passe perfume, maqueie-se e use produtos, como spray para cabelos e desodorante, antes de colocar as joias. Muitos destes produtos contém substâncias químicas que danificam as peças. Por isto, devem ser utilizados antes de compor o seu look com suas joias.

Pulseiras e relógios devem ser colocados no braço que você usa menos. Nossa segunda dica serve para diminuir o risco de bater com o acessório em algum lugar, riscando a sua superfície.

Sempre tire suas joias antes de mergulhar na piscina, entrar no mar, praticar esportes, tomar banho, lavar a louça e outras atividades que envolvam contato com a água. Muitas joias escurecem com o tempo ao entrar em contato constante com este elemento. Além disso, a pedra dos anéis pode soltar ou lascar no processo. Por isto, atente-se à nossa terceira dica!

A quarta dica vale, principalmente, para a próxima estação: o verão! O sol e o calor são inimigos da conservação das joias. Evite utilizá-las em ambientes muito quentes ou que tenham muita exposição aos raios solares.

Guardando-as com cuidado

Para manter suas joias sempre com cara de novas, nossa quinta dica é que você nunca as guarde juntas em um porta-joias sem as devidas divisórias. As peças devem ser armazenadas individualmente. Uma boa opção é usar saquinhos de veludo, de camurça ou até mesmo embrulhar as peças em uma flanela. O importante é evitar que as joias tenham atrito!

A sexta dica é para as peças com madrepérola, esmeralda e pérolas. Elas precisam de armazenamento especial: as pedras são muito afetadas pela umidade ou por um ambiente excessivamente seco. Guarde estas joias em lugares arejados e evite usar sacos plásticos para mantê-las sempre com cara de nova!

Limpezas frequentes são indispensáveis

A melhor forma de limpar suas joias é usando uma flanela bem macia. Após o uso, friccione o pano no acessório com cuidado para dar brilho. Outra opção para a nossa sétima dica é lavar a peça com água e sabão neutro para, em seguida, polir com a flanela.

No caso de joias sem pedras preciosas, uma forma eficaz de limpá-las é deixando-as de molho por alguns minutos em uma solução de água e bicarbonato de sódio. Depois, é só enxaguá-las com água pura. Com a nossa oitava dica suas joias sem pedraria estarão sempre impecáveis!

Contudo, se suas joias tiverem pedras preciosas, a nossa nona dica irá ajudá-la! A melhor forma de limpá-las é lavando com água morna e detergente neutro. Esfregue as peças com a ajuda de uma escovinha macia e, em seguida, enxague com água morna e mergulhe em álcool. Deixe as peças secarem sobre lenços de papel. Atenção: este processo não deve ser feito em joias que tenham esmeraldas. Neste caso, você deve lavar as peças com sabão neutro e água fria. Além disso, enxague e deixe secar sem friccionar o local da pedra.

A nossa última dica é para lidar com a oxidação das peças devido ao tempo de uso. Quando isto ocorre, é preciso fazer uma limpeza mais profunda nas joias. Uma das receitas caseiras mais populares é passar pasta de dente nas peças e, em seguida, lavá-las normalmente. Outra técnica muito utilizada para dar brilho e deixar suas joias como novas é, com o auxílio de uma flanela, passar um batom de cor de clara. Esfregue por toda a peça e veja ela brilhar novamente!

Com os devidos cuidado, suas joias vão ficar como novas por muito mais tempo! Se você tem outra dica diferente das que compartilhamos, conte para a gente nos comentários!

Share Button